Ana Rodrigues
NC/Urbi et Orbi


O certame vai estar aberto durante dois dias a todos os interessados

A Feira Vocacional, uma organização da Coordenação Educativa de Castelo Branco em colaboração com a Câmara da Covilhã, a Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios, a Universidade da Beira Interior e o Politécnico de Castelo Branco, tenciona também divulgar as hipóteses existentes de educação e formação ao longo da vida. Os convites já foram endereçados para as escolas e a organização aguarda a visita de alunos de todas as escolas do distrito. Maria Clara Moreira, directora da Coordenação
Educativa, frisa que vão receber sobretudo estudantes do terceiro ciclo, mas espera que a maioria dos do 9º ano tenham oportunidade de marcar presença, para poderem ter uma ajuda na escolha da solução mais adequada para cada um. No entanto, este certame temático está também aberto ao público em geral e esta responsável sublinha que é uma oportunidade de os pais também se informarem sobre os caminhos que os filhos podem vir a seguir. Com 70 expositores, entre escolas secundárias, profissionais, universidades, politécnicos e também outras instituições relacionadas com a formação, educação ou emprego, Maria Clara Moreira diz que a Feira Vocacional é “mais uma arma de combate ao insucesso escolar”.
A principal novidade deste ano é a introdução de um jogo que estará à disposição dos visitantes. Destina-se a apresentar a estrutura do sistema educativo, formativo e de emprego e funcionará como um guia de pesquisa de informação sobre o percurso profissional de cada um. Ao longo do jogo os alunos são confrontados com algumas tarefas que lhe vão permitindo experimentar os diferentes percursos formativos existentes. A ideia é dar-lhes uma orientação sobre as escolhas que podem vir a fazer.
O pavilhão da ANIL contará também com gabinetes onde se ajudam a fazer as matrículas no secundário, tendo em conta que se verificou no ano passado uma reforma curricular e é necessário informar os alunos, e um espaço de apoio a candidaturas ao Ensino Superior. Neste caso a intenção é evitar eventuais erros na formalização das candidaturas. Segundo Maria do Rosário Brito, vereadora com o pelouro da Educação, a feira terá uma grande diversidade de expositores, com um leque de ofertas considerável, que abrange várias áreas. E apela aos pais que venham com os filhos.