Por Helder Lopes


O presidente do Sport Lisboa e Benfica marcou presença no aniversário

A cidade do Fundão vestiu-se de gala no passado sábado, dia 23 de Abril, para comemorar o sexto aniversário da Casa do Benfica.
A festa começou ao final da tarde junto do Pavilhão Multiusos, onde algumas dezenas de benfiquistas puderam assistir a um voo picado da águia Vitória, que também marcou presença na festa benfiquista.
O Presidente do Benfica chegou ao Fundão pela hora do jantar, depois de ter passado pelo Pavilhão da Luz para apoiar a equipa de Voleibol - que se sagrou campeã nacional - tendo sido recebido pelo Presidente da Casa do Benfica local, António Leitão, e pelo Presidente da Câmara, Manuel Frexes. O antigo jogador António Veloso e o Presidente das Casas do Benfica, Carlos Colaço, acompanharam o presidente encarnado neste jantar de aniversário.
António Leitão, começou o seu discurso lembrando todos os sócios já falecidos, agradecendo em seguida a presença do líder encarnado, “é um prazer termos connosco um homem que nos últimos três anos tem liderado o nosso glorioso. Um homem honesto e responsável que, conjuntamente com Mário Dias, deixou e vai deixar por muitos anos uma obra impar para a instituição do Sport Lisboa e Benfica, a nova Catedral.”

“As casas do Benfica são o braço armado do SLB”

O presidente da casa local, referiu também a importância das casas do Benfica no seio da grande instituição que é o Benfica. “É com a nossa dedicação, esforço e entusiasmo que acompanhamos o SL Benfica, enchendo os estádios por todo o País”, dizendo em seguida que “queremos continuar a ser um parceiro reivindicativo junto da direcção do SLB, sendo Luís Filipe Vieira um profundo reconhecedor da importância que nós temos no contexto desportivo do clube.”
O presidente da Câmara do Fundão, Manuel Frexes, que também esteve presente no jantar, agradeceu a presença de Luís Filipe Vieira na cidade. “Estou a dirigir umas breves palavras aos meus amigos enquanto presidente de câmara, mas também enquanto benfiquista, e a primeira coisa que eu quero sublinhar aqui, é que não me sinto mal no papel de benfiquista no exercício das funções de presidente de câmara, por uma razão muito simples, é que o Benfica é uma grande família e eu sinto-me no meio da minha família, e quando estamos no meio da família sentimo-nos todos bem.” Manuel Frexes também se referiu a António Leitão, congratulando-se pelo seu trabalho na casa do Benfica. “Foi ele, conjuntamente com os associados que ergueram esta realidade.”



“Estou muito honrado por receber o presidente de uma grande instituição nacional”

Ainda durante o seu discurso, Manuel Frexes, elogiou o papel que Luís Filipe Vieira tem desempenhado durante os últimos três anos como presidente do SLB. “Você foi uma bênção que apareceu ao Benfica porque veio introduzir duas qualidades fundamentais numa grande instituição como é o nosso clube. Primeiro veio dar credibilidade e respeitabilidade ao Benfica que andava por maus caminhos, e em segundo lugar trouxe orgulho para o clube. Espero que continue e já este ano o Benfica irá ser campeão porque tem uma grande equipa. E por tudo isso, eu, em nome do Município do Fundão quero distingui-lo com o símbolo do nosso concelho.”
Luís Filipe Vieira começou por agradecer ao professor José Jardim e ao arquitecto Sousa Seco pela conquista do título de Voleibol, “o primeiro de muitos” referiu líder benfiquista.
“Quero felicitar a casa do Benfica do Fundão pelo seu sexto aniversário. É uma casa que simboliza aquilo que a minha direcção protagoniza para esta área tão importante para o clube que são as casas do Benfica. É uma casa que defende e divulga a nossa marca – Benfica -, trabalha activamente em prol da nossa instituição e que tem um papel aglutinador na região onde se insere, por isso é um prazer estar aqui”, disse Vieira.
Depois, o presidente dos encarnados referiu-se à equipa de futebol, que se encontra na “poule position” à entrada da recta final da Superliga. “Acreditamos que vamos ser campeões. Os jogadores estão conscientes desse objectivo, assim como os adeptos que têm enchido todos os estádios onde temos jogado, disse Luís Filipe Vieira. A concluir, o presidente do Benfica afirmou que “há muita gente a temer que o Benfica seja campeão, porque quando o formos, seremos vários anos seguidos.”
Nesta festa de aniversário estiveram também representadas todas as casas do Benfica da região, assim como, as congéneres de Coimbra, de Tires e de Mação.
De referir também que a casa do Benfica do Fundão irá mudar de instalações nos primeiros dias de Junho com a finalidade de melhorar as condições sociais e económicas. António Leitão, desafiando o presidente da edilidade, disse que “tal como nos tem vindo a apoiar como colectividade deste concelho, atribuindo-nos um subsídio mensal para patrocinar as nossas actividades, designadamente, o atletismo, o cicloturismo e agora também o Karate, esperamos que continue e que para estas novas instalações possa haver um complemento.”