Vários especialistas em arquitectura estiveram presentes na UBI
Seminários do Curso de Arquitectura
“Tipologias Arquitectónicas”

Palestras à volta de tipologia, da sua evolução e da aplicação dos conceitos tipo, modelo e tipologias à escala da habitação, à escala da cidade e depois à escala do território foram alguns temas apresentados nos seminários.


Por Helder Lopes


Durante três dias, 15, 16 e 22 de Abril decorreram na Universidade da Beira Interior (UBI) seminários do Curso de Arquitectura englobados no programa desta licenciatura.
A arquitecta Maria João Matos, docente da Universidade da Beira Interior e coordenadora destes seminários disse ao Urbi que “os objectivos destes seminários é desenvolver um tema específico, neste caso já estava predefinido no programa que são as “Tipologias Arquitectónicas”, referindo ainda que “estes seminários pertencem ao programa do curso de arquitectura e são praticamente disciplinas, apenas com menos horas do que as disciplinas anuais ou semestrais.”
Para prelectores destes seminários do Curso de Arquitectura foram convidados alguns peritos, como salientou Maria João. “Procuramos convidar especialistas nesta área para enriquecer estes seminários.”
Assim, Admar Machado apresentou a sua comunicação sobre com o tema de “Europam em Galinheiras e Ana Rita Castro apresentou o tema “Tipologias em espaços públicos.
No último dia, 22 de Abril, Rita Abreu apresentou a sua tese de mestrado sobre a “Habitação Flexível – O Caso Holandês”. Esta arquitecta referiu que “os projectos de habitação flexível procuram dar resposta a um conjunto de requisitos quer à escala do edifício quer à escala do fogo.” Apresentou vários exemplos e explicou as vertentes de flexibilidade (conversão, polivalência, expansão, multi-funcionalidade e diversidade) em alguns edifícios.” Já Patrícia Pedrosa focou o tema da “habitação doméstica nos anos 60”.
A Arquitecta Maria João mostrou-se satisfeita pela aderência dos alunos do 2º Ano da Licenciatura de Arquitectura dizendo que “no final irá realizar um inquérito para saber até que ponto estes seminários foram importantes para os alunos.”