O turismo rural e toda a sua gestão estiveram na temática deste estudo
Doutoramento em Economia
Promover o turismo regional

Encontrar o que de melhor a região da Beira Interior tem para fomentar o desenvolvimento do turismo regional, que só agora começa a desabrochar, foi o objectivo da tese de doutoramento apresentada na UBI, no passado dia 22 de Abril, por Margarida Vaz.


Por Filipa Minhós


Analisar a importância das potencialidades da região da Beira Interior para o desenvolvimento do turismo foi o estudo apresentado por Margarida Vaz, na sua tese de doutoramento, intitulada Expressão Regional do Desenvolvimento Turístico. A autora da tese defende que “as pessoas procuram a região devido aos seus recursos naturais, humanos e culturais e, sobretudo, porque a Beira Interior ainda não está muito massificada em termos de turismo”.
Outro dos objectivos da prova foi compreender como o incremento do turismo pode contribuir para o próprio desenvolvimento da região de uma forma sustentada. O turismo tem sido uma área pouco desenvolvida e pouco motivadora para investigações neste domínio. “Espero que a minha tese possa constituir objecto de novas linhas de investigação. Também o PETUR (Plano Estratégico de Desenvolvimento Integrado do Turismo na Serra da Estrela), que está a ser desenvolvido actualmente, com certeza vai atrair mais investigadores para esta área e, consequentemente, trazer maior valor acrescentado para a Universidade e a região” – esclarece Margarida Vaz.
Já o contributo para a zona da Beira Interior vai depender da operacionalização da tese da autora. “Se os decisores políticos perderem um bocadinho de tempo para analisar os aspectos que foram abordados na tese, talvez isso os ajude também nas suas decisões. Acho que a minha tese pode ser um bom ponto de referência para tomarem decisões adequadas aos objectivos da região” – salienta ainda.
As pessoas com mais recursos económicos constituem o maior potencial turístico. Todavia, são também as pessoas que têm mais dinheiro, aquelas que menos tempo possuem para o lazer. Um desequilíbrio social que, segundo a autora, tem de ser contrariado. Para Margarida Vaz, “a sociedade está mal organizada, deve alterar os seus valores. Caso contrário, a situação tende a deteriorar-se cada vez mais. Dependendo da maneira como utilizamos o tempo, estamos também a dar indicações do que fazer com a vida. Se as pessoas têm pouco tempo, significa que, possivelmente, também têm pouco tempo para viver”.
A tese de doutoramento foi aprovada por unanimidade, pelo júri composto por Adelino Torres, professor catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, João Matos da Silva, professor Catedrático da Universidade do Algarve, José Pires Manso, professor Catedrático da Universidade da Beira Interior, Carlos Manuel da Costa, professor Associado da Universidade de Aveiro, e Pedro Guedes de Carvalho, professor Associado da Universidade da Beira Interior.