Terra da Fraternidade





 

 

 

 

 

 

 

 

 


Grândola


APor alturas das comemorações da Revolução dos Cravos, nada melhor do que recordar a localidade que a música de Zeca Afonso imortalizou.
Grândola é uma pacata vila do distrito de Setúbal que se imortalizou, pelo menos em nome, na música que serviu de hino à revolução que derrubou o Regime Salazarista, a 25 de Abril de 1974.
Para além de ser uma vila operária, onde as suas gentes, nomeadamente as gerações de há duas ou três décadas, prestam a força motriz a toda uma região industrial.
Ainda assim, esta vila tem outras características que a enriquecem e que podem de servir como ponto de partida para uma visita mais demorada. Já colada ao Alentejo, Grândola ganha já os cargos horizontes das vastas planícies. A alma desta vila reside na sua história. Com o Sado aos pés, Grândola sempre retirou algum proveito do rio. Hoje, essa exploração dá-se ao nível da pesca, em pequena escala, e também ao nível do turismo. Esta última faceta, em forte expansão.
Falando em ria, uma das pérolas desta região é a Reserva Natural do Estuário do Sado. Em toda a vida gerada pela água, esta reserva encontra forma de expressão. Ainda dentro do tema do ambiente, outra das propostas de visita vai para a Reserva Botânica das Dunas de Tróia. Um habitat único na Península Ibérica que pode ser observado e desfrutado na região.