Revisitar o “monstro”




de Oliver Hirschbiegel


Oliver Hirschbiegel fez tremer alguns dos pilares mais sólidos da Europa quando anunciou o tema do seu mais recente filme. Pegou num actor suíço até então pouco conhecido dos circuitos americanos e transformou-o numa das mais badaladas personagens da actualidade. Algo que se deve ao seu desempenho no filme de Hirschbiegel, é certo, mas sobretudo, por nessa mesma película o actor revelar uma “arrepiante” parecença física com um dos mais abomináveis seres humanos, Adolf Hitler.
“A Queda”, nome do filme realizado por Hirschbiegel, retrata de forma pormenorizada os últimos dias de Hitler, passados dentro de um bunker com os seus generais, com as famílias destes e com uma vastidão de pessoas que sempre lhe estiveram próximas.
Neste bunker situado sob a Chancelaria, o ditador e arquitecto do mais sangrento acto humano, a II Guerra Mundial, vai viver durante 12 dias, sob os bombardeamentos do exército russo. Todo o filme foi construído sob as memórias e anotações feitas pela secretária de Hitler. O argumento é impressionante, assim como o desempenho dos actores. Tudo junto dá origem a uma obra fora de série.