Encontro em Jerusalém

de Tiago Rebelo





 


 

 

 

 


Existem lugares que pelos acontecimentos ali ocorridos ganham uma mística diferente. Jerusalém é um desses pontos terrestres, que para além de todas as suas características está marcado por fortes clivagens entre os seus habitantes. É muito provavelmente um dos mais sagrados lugares do planeta Terra, mas também um dos mais conflituosos.
Foi no meio de todos estes turbilhões que dois repórteres de guerra se conheceram e se apaixonaram. Francisca e Afonso são duas personagens inventadas por Tiago Rebelo, o autor de “Encontro em Jerusalém”, que podem ser muito bem adaptadas aos milhões de habitantes desta zona do globo terrestre.
A instantaneidade das notícias, o afastamento cívico e físico destas zonas, levam a que a civilização dita “ocidental” não pense no quotidiano das zonas de guerra. Por entre lutas de facções, por entre bombas e lutas diárias, também existem pessoas que se apaixonam que nascem que morrem, que simplesmente vivem.
Para além de uma obra literária interessante, “Encontro em Jerusalém” é uma grande narrativa da vida comum em locais diferentes.