Os veículos de todo-o-terreno passearam por terras à beira Douro durante três dias
Escape Livre
Três dias para revisitar a história do Douro

As margens do Douro e o Parque Arqueológico de Foz Côa foram dois dos lugares visitados pela "Rota Histórica 4x4" durante o passado fim-de-semana. Os amantes do todo-o-terreno apreciaram as paisagens numa iniciativa promovida pelo clube Escape Livre.


NC / Urbi et Orbi


Cerca de 200 pessoas, oriundas de todo o País, participaram, no passado fim-de-semana, em mais uma “Rota Histórica 4x4”.Um evento promovido pelo Escape Livre, da Guarda.
No total, foram cerca de 60 as viaturas todo-o-terreno, de todas as marcas, que participaram num programa que, segundo a organização, “aliou a beleza da paisagem duriense à visita do mais importante património histórico”. A concentração foi em Vila Nova de Foz Côa ao fim da tarde de sexta-feira, 6 de Maio e, após o jantar de boas-vindas, teve lugar a pista de obstáculos “Camel Active”.
A manhã de Sábado foi passada à volta do Rio Côa onde se encontram os núcleos de gravuras rupestres da Canada do Inferno, Penascosa e Ribeira de Piscos. Locais que os participantes visitaram, orientados por técnicos do Parque Arqueológico. Os trilhos convergiram, então, para a Quinta da Erva Moira onde teve lugar uma prova de vinhos e a visita ao Museu.
Da parte da tarde o percurso seguiu ao longo do Rio Douro entre o Pocinho e a Régua com paragens previstas no Castelo de Numão e miradouro da Senhora do Viso antes da recepção na Praça da República pela edilidade de S. João da Pesqueira.
No Domingo de manhã os “jipes” ficaram estacionados no Cais do Pinhão e a bordo do “Infanta”, inicia-se a subida do Rio Douro durante a qual teve lugar o almoço de entrega dos troféus Spal. O regresso entre o Pocinho e o Pinhão fez-se de comboio, terminando, ao fim da tarde, a “Elf Rota Histórica 4 x 4”.