NC / Urbi et Orbi


Mourão é um dos autarcas qu querm mais uma escola superior na região

Joaquim Morão, presidente da Câmara de Castelo Branco e da Federação Distrital do PS, juntou-se ao presidente da Câmara do Fundão, Manuel Frexes, no descontentamento em relação à indefinição do futuro da Escola Superior de Turismo do Fundão, mais um dos pólos do Politécnico albicastrense. Os dois autarcas enviaram ao Governo um ofício onde pedem a marcação de um encontro para discutir o assunto.
Frexes diz que se trata de defender uma causa comum e não uma qualquer questão partidária. E voltou a criticar o Governo socialista por não dar resposta aos pedidos de esclarecimento sobre a sua posição acerca da abertura da escola, cujas instalações já estão em construção.
O edil frisa que a Escola Superior de Turismo deveria abrir no próximo ano lectivo porque foi criada por decisão do Concelho de Ministros a 4 de Dezembro de 2002, em plenas funções do anterior Governo, e a decisão não foi revogada. Por isso entende que a não abertura do estabelecimento de ensino, depois do veto do Presidente da República para o novo Governo reapreciar a questão, é ilegal e constitucionalmente discutível.
Na semana passada, em Belmonte, o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, adiantou que o processo vai ser avaliado em tempo oportuno pelo elenco governamental.