Por Helder Lopes


Vergílio Ferreira foi o autor em análise nesta tese de mestrado

Na passada sexta-feira, dia 6 de Maio, teve lugar no auditório da Biblioteca Central a apresentação da tese de mestrado com o tema “A Estrela, de Vergilio Ferreira – 1962, 1965 e 1972 – Intenções comunicativas no decurso de uma década”, pela licenciada Sandra Maria Morais.
Composta por cinco capítulos, a dissertação pretendeu dar a conhecer “um novo olhar sobre a estrela”, já que se trata de uma obra carregada de simbolismo. Nesta proposta elabora-se uma comparação entre o conto e o contexto sócio-politico vigente na época em Portugal.
A autora durante o seu trabalho de pesquisa deparou-se com três edições deste conto de Vergílio Ferreira, sendo a primeira datada de 1962, a segunda de 1965 e a terceira de 1972, nos quais a sua mensagem de cariz político se apresenta de forma diferente. “Durante o trabalho é que observei foram estudadas várias edições deste conto” afirmou Sandra Morais, dizendo também que “este trabalho foi bastante aliciante, porque gosto imenso da edição de texto, e encontrar comparações e diferenças entre as três obras foi estimulante”.
João Malaca Casteleiro, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Maria Antonieta Gomes Baptista Garcia, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior, Paulo José Tente da Rocha Santos Osório, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior, Ana Maria Mão de Ferro Martinho, professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, esta como arguente, formaram o júri destas provas de mestrado.