| Os 
                    comentadores e os media
 
  
 
 
 
 
   
                   de 
                    Rita Figueiras   Por Catarina Rodrigues
 
 Os produtores de opinião são o principal elemento 
                    de estudo neste livro de Rita Figueiras. A publicação 
                    é o resultado da dissertação de mestrado 
                    da autora que teve como principal objectivo a análise 
                    das transformações verificadas no Campo dos 
                    Media, e mais concretamente, no universo dos comentadores.
 Rita Figueira analisou o “Espaço de Opinião” 
                    entre 1980 e 1999 em seis jornais de referência portugueses: 
                    o Diário de Notícias, A Capital, 
                    o Público, o Expresso, O 
                    Semanário e O Independente.
 O livro está dividido em três grandes partes. 
                    Na primeira é feito um enquadramento teórico 
                    de conceitos como Espaço Público e Opinião 
                    Pública com referência a autores como Jürgen 
                    Habermas, Richard Sennett e Niklas Luhmann. A segunda parte 
                    é dedicada à investigação empírica 
                    sobre os opinion makers ou seja, “o conjunto de colaboradores 
                    permanentes do Espaço Opinião”, tal como 
                    define a autora. Na terceira e última parte é 
                    possível encontrar um confronto entre as propostas 
                    teóricas e os dados empíricos recolhidos pela 
                    autora.
 Rita Figueiras tenta responder a questões como: quem 
                    são os comentadores em Portugal?, a que campos sociais 
                    pertencem? E porque é que o perfil dos comentadores 
                    se tem mantido idêntico ao longo dos tempos, independentemente 
                    das alterações estruturais vividas não 
                    só no sector dos media, mas na sociedade em geral.
 Após o estudo, Rita Figueiras concluiu que “o 
                    universo dos opinion makers, mantém as mesmas características 
                    no que diz respeito ao recrutamento e ao perfil dos colaboradores 
                    que têm sido prioritariamente recrutados fora do Campo 
                    dos Media e que a tendência verificada é para 
                    a acumulação de participantes em diversos campos 
                    sociais de onde se destaca a Academia, a Política e 
                    as Profissões Liberais/ Quadros Superiores”. 
                    O universo de escolha parece ser um pouco fechado embora se 
                    percebam, nos últimos ano,s alguns sinais de abertura 
                    a outras áreas. A opinião sempre foi importante, 
                    mas a visibilidade dada aos comentadores tem vindo a aumentar. 
                    O trabalho de Rita Figueiras apresenta-se como inédito 
                    e oferece um estudo empírico interessante sobre o papel 
                    desempenhado pelos comentadores num período concreto 
                    da história de alguns jornais portugueses.
 Mas não será demais referir que, nos últimos 
                    anos, tem aumentado a opinião divulgada por cidadãos, 
                    não só conhecidos da vida pública, mas 
                    também de simples anónimos e a verdade é 
                    que grande parte da opinião e reflexão sobre 
                    a actualidade é feita em blogues, graças às 
                    potencialidades da Internet.
 O livro, com prefácio de António José 
                    Teixeira, subdirector do Jornal de Notícias, é 
                    editado pelos Livros Horizonte e está integrado na 
                    colecção Media e Jornalismo sob a direcção 
                    do Centro de Investigação Media e Jornalismo 
                    (CIMJ).
 |