A Mutualista presta apoio a 60 habitações em toda a cidade
Apoio domiciliário
Mutualista alarga serviço

Nos próximos tempos, as verbas provenientes do jogos da Santa Casa da Misericórdia vão ajudar a Mutualista a aumentar o seu apoio domiciliário a mais 18 habitações na Covilhã.


NC / Urbi et Orbi


A Associação de Socorros Mútuos da Covilhã anunciou este mês o alargamento do serviço de ajuda a idosos na cidade a mais 18 pessoas, ao abrigo de um novo programa de apoio domiciliário. Segundo Ramiro Reis, presidente da Associação, "o serviço será financiado com 141 mil euros ao longo dos próximos dois anos, com verbas provenientes do Joker, no âmbito do Programa de Apoio Integrado a Idosos (PAII)".
Aquela associação já presta apoio domiciliário a cerca de 60 idosos. O novo serviço, que vai permitir ajudar mais 18 pessoas, será direccionado para "casos de carência extrema", disse o presidente. "São casos que temos vindo a descobrir em que os idosos não têm dinheiro para pagar seja aquilo que for", sublinhou Ramiro Reis, acrescentando que, "assim, terão todo o apoio e vigilância domiciliária da Associação".
Até 22 de Maio decorre o período de divulgação do serviço, inscrição e detecção de casos que necessitem de apoio. "De seguida, será feita uma análise das carências pelos técnicos da Mutualista e serão seleccionados os casos, para em Junho o serviço estar no terreno", adianta Ramiro Reis.
O novo apoio domiciliário no âmbito do PAII vai abranger as quatro freguesias da cidade (Santa Maria, Conceição, São Martinho e São Pedro) e a vizinha freguesia do Canhoso. "São as quatro onde, segundo os nossos levantamentos, se encontra mais gente desprotegida", disse ainda.
São parceiros no projecto a Segurança Social, Sub-região de Saúde de Castelo Branco, Centro Hospitalar da Cova da Beira, Associação Empresarial dos Concelhos da Covilhã Belmonte e Penamacor, Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios, União de Sindicatos e Câmara da Covilhã. Além da assistência médica e domiciliária, a Mutualista tem um lar de idosos com 40 camas, nas instalações do seu Centro Comunitário, no centro histórico da Covilhã.