Falar sobre as mais valias que representam as regiões do interior é uma das metas deste encontro
Seminário em Manteigas
A qualidade de vida nas áreas protegidas


A Câmara Municipal de Manteigas realiza no próximo dia 30, no Auditório do Centro Cívico, a partir das 9 horas e 30, um seminário dedicado à sustentabilidade e qualidade de vida em áreas protegidas.


NC / Urbi et Orbi


Uma iniciativa camarária que tem como objectivo criar um espaço de debate sobre esta temática e contribuir para a informação e actualização de conhecimento da Agenda Local 21, a Carta de Aalborg, Políticas Ambientais e divulgar os apoios ao investimento no turismo. Os destinatários são dirigentes e técnicos de autarquias de áreas protegidas, organismos públicos de defesa da natureza, associações ambientais e outros.
Segundo o autarca de Manteigas, José Manuel Biscaia, pretende-se uma forte participação da população, à qual se quer proporcionar boa qualidade de vida no concelho, pois em Portugal, no Interior e em Áreas Protegidas, “enfrentamos problemas muito difíceis. O desemprego é um flagelo, os fenómenos de exclusão e pobreza vão abrindo trilhos” pelo que “importa conjugar objectivos sócio-económicos e culturais e compatibilizá-los com os ambientais”.
A sessão de abertura, pelas 10 horas, contará com o secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, a Governadora Civil da Guarda, Maria do Carmo Borges, o presidente da Câmara de Manteigas, José Manuel Biscaia e o Director do Centro Distrital de Segurança Social. Pelas 11 horas falam João Guerra, investigador do Observa, e Henrique Silva, Colaborador do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
À tarde o painel de oradores é constituído por João Menezes, presidente do Instituto da Conservação da Natureza, José Macário Correia, da Câmara de Tavira, José Maria Saraiva, presidente dos Amigos da Serra da Estrela, e Lúcia Monteiro, da Direcção Regional do Centro do Ministério da Economia.