Por Eduardo Alves


O monumento de Nossa Senhora da Conceição foi o palco da Benção das Pastas

Ver Fotos

Centenas de alunos da UBI assinalaram o fim da sua licenciatura. Uma cerimónia que juntou familiares dos estudantes vindos de vários pontos do País. Com o começo das celebrações marcado para as 11 horas, o cortejo das entidades oficiais e religiosas contou, este ano, com um cara nova. Pela primeira vez, a cerimónia foi conduzida pelo bispo coadjutor da Diocese da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício.
Durante a sua intervenção na homilia, este representante da Igreja Católica lembrou o significado de um momento daquela natureza. A capacidade de “formar pessoas com o objectivo de melhorar o mundo” representa para D. Manuel Felício, “uma das mais importantes expressões do ser humano”. As palavras do responsável da Igreja Católica na região serviram também para saudar todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em torno da única Universidade do Interior Centro.
Uma das maiores preocupações dos estudantes que sábado passado tiveram a sua bênção das pastas prendia-se com as condições climatéricas. Mas, durante toda a cerimónia, a chuva acabou por não aparecer. Mais de 500 estudantes festejaram assim um dos momentos altos da sua vida académica.




Entrega de diplomas

Ver fotos

Durante a tarde foi a vez dos estudantes licenciados no ano lectivo 2003/04 receberem os seus diplomas. Numa cerimónia que contou com a presença do reitor da UBI, Manuel Santos Silva e dos vice-reitores, Mário Raposo, Luís Carrilho e João Queiroz, 538 licenciados vieram, de novo, à Covilhã para participar no evento.
O anfiteatro das Sessões Solenes recebeu os participantes e a entrega dos documentos começou pelos 47 mestres que apresentaram as suas teses na instituição. De seguida, Santos Silva entregou os 538 diplomas.
A ocasião foi aproveitada pelo reitor para saudar os antigos alunos da Universidade. Santos Silva lembrou que a data “representa, para a instituição, um dia de orgulho”. No seu discurso, o responsável máximo da UBI aproveitou ainda para fazer uma breve resenha sobre o ensino superior em Portugal. Para Santos Silva “é necessário que a Europa, e em particular Portugal, façam um esforço de investimento em investigação e desenvolvimento”. No entender deste responsável “Bolonha exige uma mudança de paradigma que permita rentabilizar todo o sistema de ensino superior, através de uma melhoria de aproveitamento de recursos humanos que leve ao combate do insucesso e do abandono escolar”. Uma medida que vai permitir, segundo o mesmo, “integrar os jovens mais cedo no mercado de trabalho”.
Santos Silva acabou ainda por apresentar o desenvolvimento da UBI nos últimos tempos. Segundo o reitor, a instituição conta actualmente com 544 docentes, dos quais 218 (52 por cento) são doutores e 151 (36 por cento) estão em doutoramento. Os números avançados por Santos Silva pretendem sublinhar “o esforço que tem sido colocado na formação”. Meta essa também aplicada aos 442 funcionários da instituição. Actualmente a UBI conta com 39 licenciaturas registadas, tendo aberto no ano lectivo em decurso vagas para 32. Quanto à pós-graduação existem 25 áreas de doutoramento, 31 mestrados e seis cursos de extensão e especialização. Este cenário levou Santos Silva a lembrar que a UBI, nos últimos dois anos, “foi a única Universidade que continuou a crescer em número de alunos [4808 em 2002/03, 5017 em 2003/04], contando actualmente com 5036 de graduação e com 347 estudantes de pós-graduação”.
Por último, o dia de festividades na UBI terminou com uma novidade. A partir deste ano, todos os diplomas entregues pela instituição têm por base o modelo de Suplemento ao diploma desenvolvido pela Comissão Europeia. O Conselho da Europa e a UNESCO/CEPES emitem a todos os diplomados, desde 2002/03 um suplemento de diploma que serve de complemento às Cartas de Curso, Magistrais e Doutorais. Este mesmo documento permite uma descrição completa das qualificações e enuncia de forma normalizada a natureza, o nível, o contexto, o conteúdo e os estatutos seguidos e concluídos com sucesso pelo diplomado ao longo do seu percurso académico. Este suplemento, que é agora entregue pela UBI tem como funções promover a transparência e o reconhecimento das qualificações, quer para fins académicos, quer profissionais, assim como a mobilidade dentro do espaço europeu.