Uma pérola na Costa Vicentina





 

 

 

 

 

 

 

 


Carrapateira


Por Catarina Rodrigues

Entre dunas e colinas encontramos a Carrapateira, uma pequena povoação que pertence ao concelho de Aljezur. Situada entre Bordeira e Vila do Bispo, faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Longe da confusão da costa sul, esta localidade é quase como um refúgio, o local ideal para descansar e beneficiar de toda a tranquilidade que a natureza oferece. Arriscamos dizer que se trata de uma região onde é possível conhecer as mais bonitas praias do país e observar paisagens únicas. Areais intermináveis e falésias debruçadas sobre o mar completam a rica e diversificada paisagem que nos surpreende a cada passo.
As praias da Bordeira e do Amado são as mais conhecidas. Na praia da Bordeira, desagua um curso de água, que dá origem a uma praia fluvial que serve de refúgio a todos os que se sentem intimidados pelo mar bravio. Rodeada por dunas até perder de vista, alcança-se através de caminhos de terra batida e do seu ponto mais alto obtém-se uma fantástica vista. Por outro lado, e contrariando um pouco esta calma, a praia do Amado é uma espécie de paraíso dos surfistas. Situada a cerca de 500 metros a sul da Carrapateira, dispõe de um vasto areal protegido pelas montanhas, o que a torna a praia mais quente da zona. As vantagens para a prática de surf deram origem à criação de uma escola que ensina a prática desta modalidade. Se a viagem prosseguir em direcção a Monte Velho é possível contactar com um cenário muito peculiar onde os personagens principais são os burros. O Monte Velho Nature Resort é uma casa de turismo rural, onde predomina o bom gosto e a simplicidade do local, sem qualquer tipo de luxos. Para além disso é visível a preocupação em preservar esta espécie e evitar a extinção destes animais. Os burros fazem as delícias de todos os visitantes, especialmente dos mais novos.
Para além da riqueza natural da região, que por si só convida a uma visita, há também todo um leque de sabores gastronómicos que vale a pena conhecer. Como não podia deixar de ser, o destaque vai para os peixes e mariscos. Mas a batata-doce é também um dos símbolos da gastronomia da região, como está demonstrado por dois dos mais carismáticos doces, os pastéis de batata-doce e os bolos de batata-doce, e pelo célebre Festival da Batata-doce e dos Percebes que se realiza em Aljezur nos meses de Outubro e Novembro. “O Sitio do Rio” e “O Forno” são dois dos restaurantes que oferecem um leque variado de manjares tradicionais da região.
Estando inserida numa área protegida como o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Carrapateira é um local de visita obrigatória devido à oportunidade de ver algumas das mais belas paisagens existentes no País e usufruir de algumas das melhores praias de Portugal. O parque tem uma enorme diversidade de habitats, desde arribas escarpadas caindo sobre o mar, a praias de areia fina, passando por zonas de charneca, estuários e lagoas, a que se juntam uma flora e fauna riquíssimas.