Hélio Fazendeiro volta a comandar os destinos da Federação Distrital da JS por mais dois anos
Juventude socialista
Hélio Fazendeiro reeleito

Sem adversários, Hélio Fazendeiro foi mais uma vez eleito para secretário coordenador da Federação Distrital da Juventude Socialista de Castelo Branco. Numa eleição onde começaram por aparecer duas moções, mas só uma foi a votos.


Por Eduardo Alves


O anfiteatro da Parada, na UBI, foi o local escolhido pelos “jotas” socialistas para reunirem e elegerem o seu líder durante o próximo mandato. Na VI Convenção Distrital da Juventude Socialista estiveram em congresso várias dezenas de jovens militantes que discutiram o que tem sido feito nos últimos tempos em relação às políticas locais.
Para além das trocas de impressões a nível interno, o motivo principal destes trabalhos foi a eleição do líder para o próximo mandato.
Hélio Fazendeiro, que conduz a distrital apresentou nova moção global intitulada “Rumo ao Futuro – Com Confiança”. Recuperando algumas ideias chave do que tem sido o trabalho deste jovem covilhanense, o documento apresenta por Fazendeiro mostra também algumas novidades. Hélio Fazendeiro continua a apostar em assuntos como a regionalização, políticas culturais e juvenis, mas agora também com a novidade “Europa”. Um dos pontos debatidos por este covilhanense vem no sentido de se introduzir este tópico nos debates e vida política activa da região. Outro dos pontos que Fazendeiro não deixou cair foi o do Cartão da Juventude.
Esta moção global de estratégia acabou por vencer, uma vez que o documento apresentado por Cândido Moreira, presidente da Federação Académica do Instituto Politécnico de Castelo Branco não reuniu o apoio suficiente para chegar à votação. Um processo que envolveu algumas “peripécias”, uma vez que foi entregue fora do prazo e com assinatura em falta.
Durante os próximos dois anos, a federação continua sob comandos de Hélio Fazendeiro. O covilhanense de 27 anos aposta agora numa formação dos militantes “para que conheçam a política e para que estejam preparados a integrar as listas socialistas”. Estas acções de formação vão abranger todas as concelhias e serão postas em prática dentro em breve. Uma outra novidade adiantada por Fazendeiro vai no sentido da renovação da “Jota”. Com um sinal positivo, esta convenção “reuniu já um bom número de militantes com idade suficientes para a continuidade da Juventude Socialista seja uma realidade”, referiu Hélio Fazendeiro. Daí que a aposta nas políticas de desenvolvimento regional e de emprego a jovens e recém-licenciados sejam também caminhos a trilhar nestes dois anos.