A equipa feminina da Boidobra está a um jogo da taça nacional
Taça Nacional de Séniores Femininos
A um passo das meias-finais

O Estrela do Zêzere da Boidobra conquistou mais uma vitória por uns expressivos 7-0, estando agora apenas a um ponto de garantir a presença nas meias-finais da taça nacional.


Por Helder Lopes


Na deslocação ao Cartaxo, a equipa orientada por Sofia Mendes demonstrou mais uma vez o porquê de ser uma das candidatas à vitoria final desta taça nacional. Com uma formação muito homogénea, a Boidobra apresentou neste jogo um futsal de elevado nível, daí a sua superioridade face a um adversário que tentou jogar de igual para igual.
O EZ da Boidobra entrou muito bem na partida, e à passagem do minuto três já vencia por 2-0, com golos de Marques e Paula.
Através de uma pressão alta, a Boidobra não permitia que a equipa do Cartaxo organizasse os seus ataques. Por outro lado, em termos defensivos o Cartaxo sentia sempre muitas dificuldades para travar as investidas das jogadoras da Boidobra. Assim, aos sete minutos numa iniciativa individual de Vanessa que, passa por duas adversárias, desmarca bem Rita sobre o lado esquerdo que remata ao poste da baliza de Sara Branco.
A formação visitada só ao minuto oito leva perigo para a baliza à guarda de Joana através de um remate às malhas laterais por parte de Carina Ferreira.
Depois, seguiu-se uma fase de equilíbrio, até que ao minuto 16 Rute remata cruzado para uma excelente intervenção de Sara Branco, mas na recarga Marques eleva para 3-0.
Nos últimos minutos deste 1º tempo, o Cartaxo esteve perto de marcar por duas vezes. Primeiro, num remate à “boca” da baliza de Cláudia Batista, e depois através de uma excelente meia distancia de Dina Lourenço, à qual Joana se opôs com uma grande intervenção.
No segundo tempo, o EZ Boidobra entrou novamente muito bem. A capitã, Rute, teve o golo nos pés em três ocasiões no espaço de dois minutos, mas não conseguiu concretizar nenhuma delas.
Ao minuto cinco, Rita é expulsa por “puxar” a camisola a Cristina Moço quando esta se isolava. A jogar contra menos uma adversária durante dois minutos, as jogadoras do Cartaxo não conseguiram marcar qualquer golo nesse espaço de tempo, muito por culpa de Ana Catarina que fez duas intervenções de grande nível.
Ao minuto dez, a equipa do Estrelas da Boidobra fica “tapada” por faltas. Contudo, isso em nada afectou o rendimento das suas jogadoras que, ainda no decorrer do minuto dez Rute faz o quarto golo, e ao minuto 13, Nilza eleva o score para cinco bolas a zero.
O Cartaxo ainda dispôs de uma soberana oportunidade para marcar, quando Dina Lourenço só com a guarda-redes Ana Catarina permitiu a defesa à nº 1 da Boidobra.
Até final do encontro registo para mais dois golos para a formação da Boidobra. O sexto golo surge após uma jogada individual de Rute, com Paula a finalizar, e a fechar a contagem Rute bisa na partida, estabelecendo assim um resultado final de 0-7.
Quanto a arbitragem, o trio que veio de Leiria foi o elo mais fraco deste partida, denotando alguma dualidade de critérios em certas circunstancias, sendo a mais evidente a não expulsão de Cristina Moço que derruba a Rute quando esta se isolava, como o fez a Rita.