Por Eduardo Alves


O Sporting da Covilhã alcançou uma vitória por dois golos frente ao Oliveirense

Nos últimos cinco minutos, os milhares de espectadores presentes nas bancadas do Santos Pinto, não pararam um segundo. João Roque, o árbitro da partida pressentia isso mesmo e acabou por terminar a partida que opôs o Sporting da Covilhã ao Oliveirense, sem descontos de tempo.
Foi a explosão de alegria por parte dos 3 mil e 500 adeptos que se deslocaram ao estádio covilhanense. A festa da subida do Sporting da Covilhã à Divisão de Honra foi iniciada com uma invasão de campo pacífica por parte de todos os adeptos e simpatizantes. Assim que o juiz da partida deu o apito final esqueceram-se os apertos de toda uma época em sobressalto começando-se os festejos merecidos.
Foi talvez com a visão de um último jogo algo mais tranquilo que a formação do Covilhã entrou no relvado, frente a um Oliveirense que milita a meio da tabela. Mas depressa a turma da Covilhã perdeu a noção do jogo fácil. Numa das primeiras jogadas da partida, Oliveira, avançado da equipa visitante ameaçou a baliza à guarda de Luís Miguel.
O Covilhã parece assim ter despertado um pouco mais para o jogo e promoveu boas jogadas de resposta. Contudo, os adeptos presentes no Santos Pinto, cientes de que o empate bastava para a festa da subida queriam mais. Também a equipa leonina assim desejava, mas os avançados dos leões pareciam não ter garra para finalizar os passes colocados na área. No final da primeira parte, o empate mostrava-se um resultado justo.
A segunda parte da partida viria a ser decisiva. O Covilhã entrou bem e desde cedo impôs o seu jogo. De tal forma que passou pouco tempo de jogo e já Tarantini ameaçava a baliza de Artur, o guardião do Oliveira de Azeméis. Foi por intermédio de Oliveira que o clube covilhanense iria chegar à vitória, ao minuto 69. Um remate colocado à entrada da área vai acabar com a bola dentro das redes do Oliveirense. Catorze minutos depois, Luizinho acaba por fazer o resultado final, com um golo também extraordinário. Faltavam pouco mais de dez minutos para apito final e a equipa dos leões apenas teve de segurar o resultado.
No final do jogo, a euforia dos adeptos tomou conta do relvado do Santos Pinto. Os jogadores do Covilhã ainda conseguiram a fuga para os balneários, mas quando regressaram ao campo de jogo foram literalmente apanhados pela avalanche dos adeptos leoninos.