Por Eduardo Alves


São vários os sectores em destaque nesta iniciativa a decorrer na UBI

Os mais recentes estudos apontam para um crescimento do número de desempregados. Um factor ao qual não é alheio o Gabinete de Estágios da Universidade, nem a Associação Académica (AAUBI). Daí que esteja a decorrer mais uma Feira de Emprego na UBI. Um certame que há dois anos se realiza na instituição e que tem como fundamento principal a divulgação de oportunidades de emprego e também a troca de informações entre os principais interessados em encontrar um trabalho.
Para este ano, a organização que passa por uma parceria entre o Gabinete de Estágios e a AAUBI, conta com algumas novidades. Uma das quais fica a cargo do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Rogério Palmeiro, um dos responsáveis pela organização adianta que nesta feira “vai funcionar um balcão de atendimento do instituto de emprego para que todos os visitantes possam tratar da sua situação, pedir informações ou outro tipo de assuntos”. Uma novidade que este ano também vai estar aberta a outros sectores como é o das empresas de recrutamento de jovens.
“Este ano, o certame vai também apresentar um reforço em termos de empresas de selecção de jovens”, adiantam os organizadores. Uma mostra que pretende combater a falta de emprego que marca o País e sobretudo “a região da Beira Interior”. Sem que se dirija exclusivamente para os estudantes da UBI, esta feira está aberta, durante três dias a todos os que pretendem saber mais informações sobre a possibilidade de emprego. Palmeiro mostra-se confiante no sucesso da mostra, “tendo em conta o que se verificou nos anos anteriores”. Os responsáveis esperam que, pelo menos, todos os alunos da UBI “visitem esta iniciativa”.




Representantes de todos os sectores

A iniciativa que hoje tem início no pólo das Engenharias da UBI abarca um grande leque de sectores empresariais e institucionais. Pelas contas da organização, vão marcar presença neste certame “mais de 30 empresas”. Todas elas representativas dos vários saberes que se podem encontrar na UBI.
Uma mostra que junta representantes do tecido económico da região, passando pelas entidades institucionais do distrito e também por várias empresas de recrutamento e selecção. Outras vertentes em destaque nesta feira de emprego são a banca, as telecomunicações, o marketing, as engenharias e as novas tecnologias. Uma forma de conhecer também o que os recém-licenciados que estagiam em empresas desta natureza pensam do mercado de trabalho. Nesse sentido, os organizadores do certame esperam melhorar e cimentar as vias de comunicação entre a Universidade e o mundo empresarial.
Um dos pontos que mereceu grande destaque neste certame foi o das entidades empregadoras de estudantes da UBI. Criar novas parcerias e aumentar os contactos já existentes é um dos objectivos da presença destas instituições no certame.
Outros dos pontos que merece o destaque dos organizadores é a inclusão dos vários departamentos da UBI que se dedicam à empregabilidade e à colocação profissional dos finalistas e recém-licenciados bem como potenciadores de estágios em Portugal e no estrangeiro. Entidades que funcionam na própria instituição e que desempenham um papel importante que “nem sempre é visível”, adianta Rogério Palmeiro. Daí a sua participação neste certame.