O centro de Portugal





 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Vila de Rei

Os amantes da geografia e da topografia encontram, por vezes, passatempos em tudo quanto é assunto. No caso do rectângulo que dá forma à pátria portuguesa, os homens destas ciências acharam por bem encontrar o centro desta “figura geométrica”. Ditaram os cálculos que esse pontos em certa latitude e em outra tanta longitude fosse em Vila de Rei.
O concelho ficou tristemente conhecido pelos incêndios florestais que devastaram grande parte da floresta daquelas paragens. Ainda assim, outras aptidões, bem mais positivas, podem ser encontradas em Vila de Rei para justificar a deslocação até ao distrito de Castelo Branco.
Pois é nesta localidade que se encontra o centro geodésico de Portugal, que é como quem diz, “o meio deste País” que Afonso Henriques começou por fundar. Neste ponto, no topo de uma serra, os visitantes podem constatar que estão a meio do território nacional e também sob uma vastidão florestal. Agora ainda a recuperar dos fortes incêndios. Toda a zona é rica em paisagens deslumbrantes e pequenos segredos geográficos.