Depois de várias lutas, os mineiros conseguem 40 euros de aumento
Aumento de salários
Mineiros da Panasqueira satisfeitos

A proposta de aumento salarial do Sindicato era de 35 euros por mês. A nova empresa que agora gere as Minas da Panasqueira avança com 40 euros, o que deixa satisfeita a estrutura sindical, que diz ter promessas de investimento em novas máquinas.


NC / Urbi et Orbi


Um aumento ainda maior do que o proposto pelo Sindicato Mineiro. Foi esta proposta da empresa proprietária das Minas da Panasqueira, a norte-americana Almonty, que pôs bom fim às negociações que decorriam entre as duas entidades com vista aos aumentos salariais dos trabalhadores. O Sindicato reivindicava 35 euros mensais, a empresa avançou para os 40.
Recorde-se que, como adianta o Sindicato em comunicado, todo este processo negocial iniciou-se com a antiga administração das Minas, e que passou por diversas dificuldades, designadamente o recurso à greve, como por exemplo em Março, em que eram propostos apenas 14 euros de aumento aos mineiros. Agora, já com uma nova empresa a liderar o processo, o Sindicato revela a sua satisfação pelo facto das coisas terem chegado a bom porto, e entende serem “positivas as condições estabelecidas no acordo”. Para além deste aumento terá ficado acordado um aumento automático do ordenado base em Janeiro de 2006 a partir da inflação anunciada pelo Governo e nova negociação salarial a partir de Abril do próximo ano. Segundo os representantes do Sindicato Mineiro, o volfrâmio está neste momento em alta

Investir em novas máquinas

Mas as boas notícias que o Sindicato recebeu não se ficaram pelo aumento de ordenados. Esta entidade diz que a Almonty tem planos para investir nas Minas cerca de 3,4 milhões de euros para o desenvolvimento destas. Ou seja, poderá haver um reforço de maquinaria, o que há muito tempo era pedido pela estrutura sindical, já que o parque de máquinas da empresa revela já alguma velhice. Reparar algumas delas é também objectivo da empresa, que pensa também investir na abertura de novas galerias.