NC / Urbi et Orbi


O património que atesta a actividade mineira vai agora ser preservado

Os trabalhos de recuperação da antiga lavaria do Cabeço do Pião, onde era tratado o minério extraído nas Minas da Panasqueira, na margem do Rio Zêzere, são o único projecto português de requalificação do património mineiro que integra aquela rede europeia. Denominado Projecto Rio, representa um investimento de 2,5 milhões de euros com fins turísticos e tem como parceiros projectos semelhantes em curso no Reino Unido, Espanha, França, Itália, Polónia, Irlanda e Alemanha. "Cada projecto dentro da rede representa a matéria-prima para trabalho dos especialistas que estão envolvidos, que criticam, sugerem e apresentam propostas sobre o que fazer", explica o vereador com o pelouro do Desenvolvimento Local e Regional na Câmara do Fundão, Paulo Fernandes.
"A observação directa das soluções concretas de desenvolvimento e gestão que têm vindo a ser desenvolvidas pelos nossos parceiros será certamente valiosa para o nosso projecto", sublinha.
O último encontro da rede Europamines decorreu entre 13 e 17 de Maio, na Polónia, dedicado ao potencial de desenvolvimento das minas de ouro de Zloty Stok enquanto atracção turística. "Apesar de o projecto ainda não estar concluído, as visitas àquela mina polaca já ascendem a cerca de 30 mil pessoas por ano", realça Paulo Fernandes.
No âmbito do Projecto Rio, foi criada uma Pousada da Juventude a partir de antigos imóveis mineiros do Cabeço do Pião, num investimento de cerca de 166 mil euros. Uma zona que era designada de Bairro Chinês foi transformada e vai receber turismo de habitação, numa requalificação orçada em 285 mil euros. Nas duas estruturas "estão a ser ultimados pormenores e os espaços vão ser mobilados", esperando-se "que possam abrir até final do Verão", refere Paulo Fernandes. A transformação da antiga lavaria de minério num parque temático é a obra central, "cujo projecto está em fase de adjudicação". "É um investimento de, pelo menos, 1,4 milhões de euros e serviu de base à candidatura do concelho do Fundão a fundos PITER - Programas Integrados Turísticos de Natureza Estruturante e Base Regional", salienta Paulo Fernandes.
O Projecto Rio inclui ainda a recuperação da antiga Cantina do Mineiro num restaurante típico a instalar ao longo do próximo ano. Estão ainda previstas obras de protecção ambiental e renovação de estruturas básicas.
A rede Europamines - www.europamines.com - agrega o trabalho de algumas dezenas de especialistas na valorização do património mineiro e é apoiada pelo programa Cultura 2000 da União Europeia.