NC / Urbi et Orbi


Os muitos prejuízos registados durante o incidente levaram as autoridades a investigarem melhor a sua origem

O Governo determinou a realização de um inquérito sobre a falha de energia que deixou a cidade da Guarda sem electricidade durante mais de 15 horas entre terça-feira, 31 de Maio, e quarta, 1 de Junho. Um comunicado do Ministério da Economia revela que esse auto de averiguação será realizado pelo Director Geral de Geologia e Energia e pelo Director Regional de Economia da Região Centro.
Por outro lado, numa reunião realizada na passada semana, o secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação pediu ao presidente da EDP que desse "uma explicação cabal do ocorrido à população da Guarda e avaliasse, com carácter de urgência, os danos eventualmente causado pelo incidente" na Guarda. Segundo a EDP, a falha de energia na Guarda começou pelas 22 horas de terça-feira com um curto-circuito acompanhado de incêndio na subestação da cidade. Devido aos gases libertados e ao trabalho dos bombeiros para combater o fogo, parte da instalação, incluindo um transformador de reserva, ficou temporariamente inoperacional. Ainda segundo a EDP, foram mobilizados todos os meios necessários para efectuar a recuperação da instalação e reconfiguração da rede eléctrica.
A partir das 23 horas de terça-feira o fornecimento de energia eléctrica começou a ser progressivamente reposto, com recurso a redes adjacentes. A situação, porém, só ficou normalizada pelas 13 horas e 45 de quarta-feira, 1, dado que teve que se proceder à substituição da cablagem do sistema de comando e controlo, que ficou totalmente destruída pelo incêndio.
Entretanto, a Associação Comercial da Guarda tem ao dispor dos comerciantes da cidade um gabinete de aconselhamento jurídico para que os que se sintam prejudicados pelo “apagão” possam pedir uma indemnização à EDP. Ainda não há uma contabilidade certa dos danos, mas admite-se que muitos danos tenham sido causados na cidade, já que houve estabelecimentos, como bares ou restaurantes, que tiveram que encerrar mais cedo devido a esta falha de energia.