O novo espaço de exposições era uma aspiração do Nercab
Nercab tem novo espaço
Mostrar “o que de melhor se faz” na região

A Associação Empresarial da Região de Castelo Branco (Nercab) inaugura um novo Centro de Exposições que põe fim a uma dor de cabeça de há muitos anos: a falta de espaço.


NC / Urbi et Orbi


O secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, inaugurou na passada semana, o novo Centro de Exposições do Nercab – Associação Empresarial da Região de Castelo Branco.
Trata-se de uma infra-estrutura, cujo investimento rondou os 2,5 milhões de euros, que possui oito mil metros quadrados, dois pisos e tem uma capacidade para receber 375 stands, além de contemplar ainda uma zona com nove mini-restaurantes/tasquinhas.
A inauguração, decorreu em simultâneo com a realização de um certame, que incluiu três feiras dedicadas ao turismo, agro-alimentar e instituições (Beiratur, Beiralimentar e Municipália).
João Fernandes, presidente da direcção do Nercab, explica que este novo espaço, justifica-se por "um conjunto de razões", já que "o espaço existente era manifestamente insuficiente, para a realização de grandes eventos".Por outro lado, o recurso à utilização de tendas ao qual "éramos obrigados", não oferecia a qualidade considerada necessária e suficiente, e que os expositores e stands, "exigem e merecem".
Além deste facto, a utilização das tendas, "encarecia muito a realização dos eventos", inviabilizando mesmo, muitos deles.
O responsável pelo Nercab, apontou igualmente o horizonte para as vias de comunicação, tão importantes para o desenvolvimento da região. "Também a A23 e a previsional construção do IC 31, com ligação a Madrid em perfil de auto-estrada, permite vislumbrar novas oportunidades", considerando importante, "dotar a região de um espaço digno para dar visibilidade ao que de melhor se produz, e se faz aqui, ao mesmo tempo que possa contribuir, para a auto-sustentabilidade da Associação, na era pós -fundos comunitários".
Deste modo, a construção desta infra-estrutura vai permitir "sermos ambiciosos" e aproveitar melhor, "a nova centralidade", designadamente através da realização de eventos com impacto nacional e na vizinha Espanha, atracção de novos expositores e visitantes, quer de Espanha ou do Litoral e Lisboa, "e o reforço de laços de cooperação" com outras regiões e vizinhos espanhóis.
Tal facto, acrescenta João Fernandes, "vai exigir que sejamos ainda mais profissionais e rigorosos nas nossas realizações", promovendo os mercados que se pretendem atrair.
Por sua vez, o secretário de Estado, Fernando Serrasqueiro, recorda que Portugal, é um país promotor de eventos, e um sector estratégico, designadamente para o turismo, "reunindo um conjunto de características únicas, para podermos trazer um leque de profissionais, não só ao Interior como também ao resto do País", pelo que "as características que representam esta infra-estrutura", podem ser importantes, não só para as mostras aqui realizadas, mas também "ser palco" de projectos nacionais que "ajudem a região", sobretudo na vinda de novos produtos, porque esta mostra, "provoca também concorrência naqueles que participam", já que "o nosso desafio é a inovação.”

Novo Centro Empresarial a caminho

Inovaparque. É este o nome do novo Centro Empresarial e Logístico que irá surgir, dentro de algum tempo, em Castelo Branco. A novidade foi dada a conhecer na passada semana, aquando da inauguração do novo Centro de Exposições.
Já foi assinado um protocolo com vista à criação desta nova infra-estrutura entre João Fernandes, pelo NERCAB, Joaquim Morão, pela Câmara de Castelo Branco, e Rocha de Matos, pela Associação Industrial de Portugal (AIP). Este visa criar a sociedade gestora deste Centro que tem como objectivos operacionais a promoção de estudos para a escolha do melhor local para a construção do empreendimento, construção efectiva dos lotes, bem como a comercialização dos futuros espaços empresariais e gestão corrente do Inovaparque.
Fernando Serrasqueiro, secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, assinou o protocolo na qualidade de testemunha.
Segundo o presidente da NERCAB, João Fernandes, o protocolo “é mais um passo para a concretização de um projecto estruturante para a região, que irá potenciar o crescimento de emprego e captação de investimento para Castelo Branco”.
A sociedade gestora, constituída com um capital social de um milhão e 500 mil euros, conta com a participação da AIP. “Decidimos aceitar o desafio de entrar nesta sociedade gestora, porque sabemos que Castelo Branco possui todos os ingredientes para um fácil desenvolvimento regional”, defende Rocha de Matos, presidente da AIP.
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Joaquim Morão, congratula-se pela “parceria entre entidades experientes no desenvolvimento empresarial”, ressaltando que “estão reunidas as condições para que o concelho continue a ser um motor de desenvolvimento da região”.