Areia branca





 

 

 

 

 

 

 

Foto gentilmente cedida por António Vicente

 

Lourinhã



Nos dias de calor que têm povoado o território português, nada melhor que uma incursão pelas praias deste País. Uma das mais conhecidas estâncias balneares fica sedeada junto à pacata vila da Lourinhã.
A praia da Areia Branca constitui, para muito, uma primeira visita às águas salgadas do mar. Junto a Óbidos, esta vila de raízes piscatórias, como tantas outras que lhe são próximas, oferece como ponto destacado um extenso areal banhado pela Atlântico.
Mas nem só a praia é ponto de destaque na localidade. Esta conta com alguns elementos arquitectónicos de relevo e também com uma gastronomia apurada.
O mar está sempre presente em todos os passos dados naquele território. Quer nas expressões dos naturais da Lourinhã, quer na decoração das casas e jardins e até, como não poderia deixar de ser, na gastronomia local, onde os pratos de peixe reinam.
De entre a Igreja Matriz, passando por edifício estatais, um dos pontos que também merece uma visita é o Forte de Paimogo, ainda que algo degradado, este ponto é um marco excelente para se conseguir uma vista geral da localidade.