Centro de Estudos Sociais
Projecto Inserções
arranca em quatro concelhos

O mais recente projecto levado a cabo pelo Centro de Estudos Sociais da UBI dá pelo nome de Inserções. Esta acção que vai decorrer em quatro concelhos tem como finalidade investigar os resultados da inserção sócio-profissional nos concelhos da Beira Interior.

Por Eduardo Alves

O projecto da UBI pretende combater a exclusão

Promover e apoiar o desenvolvimento social através de acções que visem conhecer a realidade dos públicos excluídos ou vulneráveis à exclusão, de modo a construir um suporte para uma intervenção mais eficaz é a primeira meta do projecto “Inserções”, levado a cabo pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da UBI.
Este organismo vai contar com o envolvimento de públicos excluídos “em acções que visem a sua inserção sócio-profissional”, adiantam os promotores da ideia. Outro dos intuitos do CES vai no sentido de mobilizar a comunidade em geral, e estimular o desenvolvimento de parcerias para o combate à exclusão.
Para tal irá realizar-se um estudo diagnóstico para se detectar quais os grupos-alvo em exclusão ou mais vulneráveis à exclusão, contando para isso com a colaboração das diversas entidades, públicas e privadas, que no espaço de intervenção do projecto actuam no âmbito desta temática. O diagnóstico servirá de base à criação de um Observatório de Desenvolvimento Social em contexto digital e pretende-se que disponibilize e acolha informação relevante caracterizadora dos concelhos e que seja igualmente um espaço aberto à participação das diversas entidades.
Para além da elaboração do diagnóstico e da criação de uma plataforma on line “outras actividades serão levadas a cabo como informação e sensibilização da comunidade, dinamização de parcerias locais e informação e envolvimento das entidades intervenientes no combate à exclusão”.
Este projecto tem a sua área de intervenção prevista para os concelhos de Castelo Branco, Covilhã, Guarda e Seia, sendo a entidade promotora a UBI e a entidade financiadora o Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social POEFDS.
As sessões de apresentação do projecto estão marcadas para a Guarda, 11 de Julho, a decorrer no Centro de Emprego, para a Covilhã, 12 de Julho, na Biblioteca Municipal, Castelo Branco, 13 de Julho, na Santa Casa da Misericórdia e em Seia, 14 de Julho, na Casa da Cultura.