PCP apresenta candidato
Fael concorre à câmara

O líder da bancada do Partido Comunista Português (PCP) na Assembleia Municipal da Covilhã é o candidato à câmara local nas próximas eleições autárquicas. Jorge Fael apresentou as suas razões alguns pontos do seu programa.

Por Eduardo Alves

Jorge Fael é a aposta da CDU no concelho da Covilhã

Veio o secretário-geral do partido e juntaram-se uma mão cheia de camaradas para dar apoio à candidatura de Jorge Fael à Câmara da Covilhã. A apresentação decorreu durante um jantar oferecido pelo PCP, na Escola Preparatória Pêro da Covilhã.
Sociólogo, com 35 anos de idade, Jorge Fael tem sido uma das principais aposta do PCP no distrito de Castelo Branco. Encabeçou a lista pelo distrito nas últimas eleições legislativas de Fevereiro passado, com um desempenho “brilhante”, segundo Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP que se deslocou propositadamente à Covilhã para “apoiar o camarada”.
Num clima de confraternização, Fael apresentou-se ao som de “Missão Impossível”. Este tema musical chegou mesmo a servir para alguns gracejos por parte da equipa que vai acompanhar Fael. Não é uma missão impossível, mas “também não é um combate fácil”, explica Carlos Gil, candidato à Assembleia Municipal.
O discurso de Fael serviu para apontar armas ao actual autarca. O sociólogo que agora vai encabeça a lista comunista à autarquia covilhanense refere que “a câmara tem levado a cabo uma política financeira irresponsável” no parecer de Fael, o actual autarca assemelha-se a “um pai tirano”.
Para o candidato comunista é necessário “trabalhar de forma transparente pelo direito a um trabalho digno, habitação em condições, vida cultural e recreativa e muito mais”. Apostas que contaram com o forte apoio da assistência. Mais de centena e meia de militantes do PCP marcaram presença na Pêro da Covilhã. Um facto que Luís Silveira, mandatário da campanha e médico no Centro Hospitalar da Cova da Beira fez questão de ressalvar. No entender de Silveira “é hoje, cada vez mais difícil ser-se comunista, partilhar o individual pelo todo”.
Carlos Gil, candidato à Assembleia Municipal apresentou alguns dos “episódios cómicos” que se registam neste órgão e refere a necessidade de imprimir outro vigor à assembleia. Gil lembra que o lema da campanha é “um PCP que faz falta à Covilhã”. Uma frase que foi escolhida “por ser a realidade”. Este técnico superior do Ministério da Educação aponta o facto de “sem o PCP a Assembleia Municipal seria um órgão amorfo”.

Jerónimo de Sousa ataca o Governo

O secretário-geral do PCP veio jantar à Covilhã para dar um apoio a Jorge Fael. A demonstração foi feita durante a sua intervenção, mas quase passou despercebida. Pois o ponto central das atenções foi o Governo socialista.
Jerónimo de Sousa lembra que “o Governo tem vindo a acrescentar crise à crise”. No discurso do líder comunista para um público bastante entusiasmado referência ainda para o facto de “se apertar sempre o cinto aos do costume”.