Doutoramento em Química
Uma nova planta

Estudar a toxicidade de uma planta com origens africanas, tendo como objectivo a aplicação medicinal desta, foi a meta imposta neste estudo. A tese de doutoramento em química apresentada na UBI constitui um documento científico singular.

Por Eduardo Alves

Uma tese de doutoramento que é também o primeiro estudo da planta em causa

Rosalina da Conceição dos Santos Mata constatou as aplicações medicinais de uma planta com forte presença a norte de Angola quando visitou uma clínica de leprosos naquele país africano. Sem que existisse qualquer estudo, de carácter científico a provar a eficácia da dita planta, esta investigadora optou por realizar esse trabalho.
A mais recente tese de doutoramento do ramo da química apresentada na UBI é um trabalho inédito. Pela primeira vez foi observada e estudada a “toxicidade da Euphorbia Conspicua”. As populações de Angola “extraem uma resina do caule da planta e aplicam-na nas feridas”. Desta forma, a cicatrização é feita de forma mais eficaz e rápida.
Nos testes realizados por Rosalina Mata, uma das principais conclusões que foram encontradas aponta no sentido disso mesmo. A toxicidade desta planta “faz com que vários agentes patogénicos que podem infectar as feridas expostas sejam mortos”. Daí que a aplicação farmacológica deste composto possa vir a ser uma realidade. “O que nos interessava para o estudo eram as capacidades e as características da planta, explica a autora. As possíveis utilizações medicinais podem surgir depois de vários estudos “que ainda não estão realizados”.
Esta tese obteve a aprovação por parte de um júri composto por Carlos Diakanamwa, professor titular da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, Fernando Palma, professor associado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Jesus Rodilla, professor associado da UBI, Ana Paula Esteves, professora auxiliar da Universidade do Minho, Fernanda da Conceição Domingues, professora auxiliar da UBI e Mendonça, professor auxiliar da UBI.