Contra o sistema…

cinismo e palavras de ordem

System of a Down

E ao terceiro disco oficial os System of a Down continuam na mesma… absolutamente brilhantes. E que ninguém se admire se ouvir dizer que “Mezmerize”, que é a primeira parte do que será, essencialmente, um duplo álbum (Hypnotyze tem lançamento previsto ainda para este ano), é o melhor registo da banda.
Mesmerize abre com “Soldier Side”, uma introdução ao jeito de canção de embalar para um disco que pretende tudo, menos adormecer o ouvinte. Logo de seguida, com um par de questões incómodas como mote (“Why don’t presidents fight the war? / Why do they always send the poor?”), o disco dispara para um ritmo frenético que só termina meia-hora depois antes de “Lost in Hollywood”, uma balada cínica sobre a superficialidade da vida das “estrelas”. Pelo meio ficam nove temas ao melhor nível dos System, cheios de palavras de ordem, cinismo e contundência. Enfim… épicos. A guerra, a Casa Branca, a televisão “que alimenta o povo com mentiras e pornografia em horário nobre” voltam a ser os alvos principais de uma banda que já se habituou a dar a cara pelas questões sociais e pelas classes mais desfavorecidas.
O guitarrista Daron Malakian assume uma importância maior no trabalho vocal formando com Serj Tankian um verdadeiro “duo dinâmico” e o resultado é um disco mais melódico que os anteriores. Depois há ainda que levar em conta o sucesso com que o colectivo mistura em canções tipicamente trash, elementos da música tradicional da sua Arménia natal. E quem já ouviu concertinas perfeitamente harmonizadas com uma guitarra eléctrica em distorção e uma bateria em ritmo cavalgante?