Na Galeria de Arte da Guarda
Guaches de Manuel Cargaleiro

"Sinais da Primavera". É este o título de uma exposição de 30 guaches de Manuel Cargaleiro que até fins deste mês está patente ao público na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda.

NC / Urbi et Orbi

Trinta quadros pintados a guache estão em exposição até final do mês

O artista é autor de um painel de azulejos implantado nos antigos Paços do Concelho da Guarda (século XVI) alusivo a todas as freguesias que constituem o concelho, concebido por ocasião das celebrações do VIII Centenário da atribuição da Carta de Foral à cidade por D. Sancho I em 27 de Novembro de 1199.
Manuel Cargaleiro nasceu a 16 de Março de 1927 em Chão das Servas (Vila Velha do Rodão), distrito de Castelo Branco, tendo vivido desde criança na margem Sul do Tejo, nos concelhos de Almada e Seixal. Em 1949 participou no Primeiro Salão de cerâmica organizado por António Ferro em Lisboa e, em 1952 realizou a primeira exposição individual de cerâmica organizado pelo então Serviço Nacional de Informação (SNI), foi professor de cerâmica na Escola de Artes Decorativas António Arroio, de Lisboa, e tem desde 1994 no Seixal baptizada com seu nome a escola secundária local. Realizou exposições e está representado em Portugal, França, Bélgica, Suíça, Itália, Alemanha, Espanha, Brasil, Japão e Arábia Saudita, entre outros países.
A sua obra dispersa-se pela cerâmica, pintura, gravura, guache, tapeçaria e desenho, tendo executado painéis cerâmicos para instituições designadamente o Jardim Municipal de Almada e Fachada da Igreja de Moscavide (1956), a fachada do Instituto Franco-Português de Lisboa (1983), estação do Metro de Champs Elysées-Clémeanceau, de Paris (1995), estação de serviço de Óbidos na auto-estrada do Atlântico (2000) e Fonte do Jardim Público de Castelo Branco (2004). Em 1957 fixou residência em Paris onde está representado em permanência na Galeria Albert Loeb mas a partir do último quartel do século XX passou a trabalhar quer em França quer em Lisboa e Monte da Caparica.
A 31 de Janeiro de 1990 criou em Lisboa a Fundação Manuel Cargaleiro à qual doou um vasto conjunto das suas obras e a colecção constituída por objectos de várias temáticas. Possui um atelier na Fábrica Viúva Lamego, em Sintra e, a partir de 1999, em Vietri sul Maré, Salermo (Itália) onde em 2004 foi inaugurado Museu Artístico Industrial Manuel Cargaleiro.