A caravana da Volta a Portugal passou por duas vezes na região

Volta a Portugal
Ciclismo invade região


Por duas vezes a caravana da volta passou no concelho da Covilhã e outras tantas em cidade vizinhas. Este ano, a Volta não apresentava grandes planos para Cova da Beira mas acabou por visitá-la mais vezes que o previsto.

Por Eduardo Alves


O concelho da Covilhã viu a caravana da Volta a Portugal em Bicicleta passar duas vezes. Nos planos iniciais da organização, a “cidade-neve” iria ser ponto de passagem apenas uma vez, aquando da primeira etapa na região que terminou no Fundão.
Ainda assim, na passada quarta-feira, o percurso que ligava a vila histórica de Belmonte à cidade de Gouveia teve de sofrer uma alteração de fundo e em vez de passar por Manteigas e levar os ciclistas a subir a montanha pela vertente do Vale Glaciar, a volta teve de passar, de novo, pela cidade da Covilhã.
Esta mudança súbita de planos foi uma das consequências do violente incêndio que deflagrou em pleno Parque Natural da Serra da Estrela e que deixou em perigo de derrocada grande parte das pedras que se encontram junto à estrada que liga Manteigas aos Piornos. Sem que as condições mínimas de segurança estivessem reunidas, a organização da prova optou por alterar o percurso.
Logo cedo a população da Covilhã veio para as ruas, em número significativo, para assistir à passagem da caravana. Os muitos populares acabaram por apoiar o ciclista português mais bem classificado. Cândido Barbosa enfrentou a etapa da serra sem grandes dificuldades conseguindo assim uma consolidação do bom resultado geral.