Inauguração do Parkurbis
A tecnologia do centro


Criar uma empresa por mês é o objectivo principal do Parkurbis para o próximo ano. No dia da inauguração oficial deste parque tecnológico nenhum membro do Governo esteve presente.

Por Eduardo Alves

Os responsáveis apontam para que no próximo ano seja criada uma empresa por mês

São oito as empresas que já estão instaladas no Parkurbis às quais, dentro em breve, se vão juntar mais cinco. O Parque de Ciência e Tecnologia instalado no Parque Industrial do Tortosendo arranca agora de forma oficial.
Numa cerimónia onde o Governo não se fez representar por nenhuma entidade oficial, Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã e também do Conselho de Administração daquela estrutura referiu que “o verdadeiro choque tecnológico passa por aqui”. Com alguns recados enviados a José Sócrates, Pinto adiantou que este parque “arranca com características únicas”.
Uma opinião fundamentada no facto de estarem já ali a laborar oito empresas, grande parte das quais resultam de projectos nascidos na UBI. No seu discurso de inauguração, o autarca frisou a ligação desta estrutura à instituição de Ensino Superior. A UBI é uma das entidades parceiras a apoiar o Parkurbis e também “a principal fonte de ideias para este parque”.
Em dia de festa foram muitos os que se deslocaram às instalações do parque para tomarem conhecimento das empresas que ali estão a operar. Desta forma, os projectos que agora começam a estar no mercado mereceram atenção especial. Uma das empresas que nasceu há pouco mais de quatro meses está já a ser comparticipada por uma grande entidade do sector das novas tecnologias. Para os responsáveis do parque esta é uma prova que os projectos desenvolvidos no interior do País “podem vingar tal como os outros”.
Perante os convidados desta cerimónia inaugural, Pinto traçou as metas a cumprir nos próximos tempos. Segundo o edil covilhanense, em 2006 vão ser criadas, no mínimo, mais doze empresas, ou seja “uma por mês”. Para tal, “o parque vai ser dado a conhecer em várias regiões e países”, de forma a atrair novos empreendedores.




Microsoft instala centro de excelência

Foi também no dia inaugural da estrutura que os responsáveis tiveram conhecimento da intenção da Microsoft instalar um centro de excelência na Covilhã. Ainda sem grandes pormenores, o edil social-democrata afirmou que a maior empresa do mundo na área das novas tecnologias vai instalar-se também na Covilhã.
Sobre este centro de excelência vão conhecer-se mais pormenores durante esta semana. Os responsáveis têm agendadas reuniões de trabalho com os representantes da empresa para delinearem todos os pontos necessários à instalação da nova estrutura.