urbi et orbi editorial envie-nos a sua carta a nossa equipa porque pode acontecer o nosso estatuto contacte-nos via e-mail as edições anteriores do urbi Urbi et Orbi

Ensino Superior 2005/2006
Mais vagas, mas menos alunos

Este ano registou-se um decréscimo no número de estudantes a candidatar-se ao Ensino Superior, menos 3619 que no ano passado. Na UBI essa diminuição também se fez sentir. A taxa de ocupação foi de 63,14 por cento e um terço das vagas disponibilizadas ficou por preencher. Os cursos de ensino e da área das engenharias continuam a registar um decréscimo de alunos. Para o reitor da instituição "há áreas em que a situação é óptima, mas há outras em que é, de facto, preocupante".


Autárquicas 2005
Entrevista a Victor Pereira, candidato pelo PS,
à Câmara Municipal da Covilhã

“Dinamização económica e
promoção de emprego são grandes prioridades”


Victor Pereira é candidato pelo PS à Câmara Municipal da Covilhã. Em entrevista ao Urbi@Orbi, o advogado fala sobre as ideias em que assenta a sua candidatura. Dinamizar a economia e a criação de emprego são metas que considera “prioritárias”. O candidato diz que “a dívida da autarquia é preocupante” mas não cruzará os braços.

   
   

 
 

 
 
 
Vagas ao desbarato
António Fidalgo
 
Corrupção
José Geraldes
 
 
Urbi em papel
 
URBI - em papel
 
 
Classificados
Clique aqui
 
 
MAGACINE
A casa de cera
Jaume Collet-Serra
 
ENTRELINHAS
Sudoku
Pete Sinden
 
ROTAÇÕES
O regresso das pedras rolantes
Rolling Stones
 
DESTINOS
Praias selvagens
Vagueira
 

 

23 de Setembro
"1.ª Conferência - Sobre a Agenda Local 21 na Beira Interior - Para um Desenvolvimento Sustentável", a decorrer no anfiteatro 8.1, pelas 14.30 horas.

 

23 de Setembro
"A Casa Quieta", o livro da autoria do jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho vai ser apresentado por este no auditório da Biblioteca Municipal, pelas 16.30 horas.

 

27 de Setembro
"A Arte de Ser Médico" é uma conferência promovida pela Faculdade de Ciências da Saúde na UBI e decorre no anfiteatro 1, entre as 15 e as 18 horas.

 

29 de Setembro
Fórum Pedagogia, um evento que decorre todos os anos na UBI e é promovido pela Associação Académica. Nesta edição, as reuniões de trabalho vão ter lugar nos anfiteatros principais de cada pólo entre as 14 e as 18 horas.

 

29 de Setembro
Narrativa e Educação Cívica. Uma conferência promovida pelo Instituto de Filosofia Prática e decorre no âmbito do Ciclo Narrativa e Identidade. Luísa Branco e Paulo Osório falam ao público na Sala de Seminários da Bilbioteca Central da UBI, pelas 18 horas.

 

1 a 8 de Outubro
IMAGO Festival 2005, Sound & Vision Experience. Tem lugar na cidade do Fundão mais uma edição do festival de cinema e música, com um programa onde estão integrados vários eventos a decorrer um pouco por toda a cidade.

 

14 e 15 de Outubro
II Encontro de Weblogs. A UBI vai acolher a segunda reunião de weblogs que conta com a realização de várias mesa temática dedidcadas a este fenómeno comunicacional. Informações e inscrição.

 
 
 
URBI - página inicial