UBI com estreia nacional
"Rupofobia" nas salas Lusomundo

O filme produzido pela UBI e realizado por Telmo Martins, aluno da instituição está agora nas salas de cinema de todo o País. A UBI suportou a produção desta curta-metragem e a sua passagem a 35 milímetros.

Por Eduardo Alves

O filme realizado por um aluno da UBI vai agora ser exibido nas salas de cinema de todo o País

Rivoli, no Porto, foi o palco escolhido para a grande ante-estreia da curta-metragem “Rupofobia”. A mais recente obra de Telmo Martins, aluno de Design Multimédia da UBI e também autor do filme de animação “Karma” e da curta-metragem “Sei de Tudo”, vai agora estar em exibição nas grandes salas de cinema de todo o País.
Esta novidade surge associada a mais um investimento da UBI na obra de Telmo Martins. Segundo o jovem realizador, desde a conclusão desta curta-metragem “que tínhamos a intenção de colocar o “Rupofobia” no circuito comercial”. Mas para que tal fosse possível “o filme teria de ser passado por uma película de 35 milímetros”. Um passo algo dispendioso “mas que a UBI se propôs a suportar, uma vez que esta é também uma forma de mostrar o trabalho que aqui é feito e as potencialidades da instituição” refere o vice-reitor Mário Raposo.
Desde há algum tempo que “Rupofobia”, uma realização de Telmo Martins, produção da UBI e co-produção do Cybercentro da Covilhã, se encontrava à venda nas lojas da FNAC. Entretanto Martins refere que fez alguns contactos para que esta curta-metragem passasse nas salas de cinema da Lusomundo. Um desejo que veio a ter o apoio dos responsáveis da cadeia de cinemas, mas para tal, “o filme teria de estar em suporte 35 milímetros, e isso custava cerca de 10 mil euros”.
O realizador abordou os responsáveis da instituição de ensino e estes deram luz verde para que “Rupofobia” avançasse para o grande écran. Um passo que viria acompanhado ainda de outra novidade. O “Rupofobia” vai passar juntamente com a mais recente longa-metragem de José Carlos de Oliveira, intitulada “Um Rio”.

Filme seleccionado para dois festivais

Esta curta-metragem datada dos inícios de 2005 foi agora seleccionada para o Ovarvídeo 2005 - X Festival Nacional de Vídeo de Ovar. Mas para além deste evento, “soubemos no passado domingo que o “Rupofobia” foi também seleccionado para um festival francês”, adianta Telmo Martins. O “Rupofobia” vai assim estar presente no 27º Festival Internacional de Cinema de Montpellier, em França.
Quanto a novos projectos, Telmo Martins está agora a trabalhar numa longa-metragem. Esta seria a primeira passagem de Telmo Martins por este tipo de realização. O jovem estudante da UBI está a reunir ideias, actores e financiamentos para que no próximo Verão possa levar em frente este projecto. Martins adiantou ao Urbi @ Orbi que a longa-metragem vai falar sobre a vida académica e será rodada na Covilhã.