Seminário da água
Melhorar um bem essencial

A água é, cada vez mais, um bem a proteger pelo homem. Na UBI, a Associação Portuguesa de Recursos Hídricos reuniu cerca de uma centena de profissionais que falaram sobre as novas directivas comunitárias sobre o abastecimento de água e sobre o saneamento.

Por Eduardo Alves


As novas directivas comunitárias estiveram em destaque durante o evento

O número de participantes, cerca de 120, surpreendeu pela positiva os responsáveis pela organização do seminário sobre o abastecimento de água e saneamento que se realiza na UBI até amanhã, dia 21. Mas a maior surpresa veio de Angola, país que enviou uma delegação para assistir aos trabalhos e às conclusões que vão sair dos três dias de trabalho.
António Albuquerque, docente da UBI e responsável pela organização do evento refere que os participantes vão poder tomar conhecimento sobre a “aplicação em Portugal e na União Europeia das directivas incidentes no ciclo urbano da água”. Este seminário que junta profissionais de vários ramos relacionados com o tratamento de águas residuais, com a montagem de redes de saneamento e com a captação e abastecimento de água às populações tem como objectivo principal promover o esclarecimento da aplicação das novas directivas e da Lei da Água. Portugal vai agora adoptar legislação da União Europeia relativamente ao abastecimento de água para consumo humano, ao tratamento de águas residuais urbanas, ao tratamento e destino final de lamas de ETA e de ETAR. Daí que seja “de grande importância a realização deste evento”. Os trabalhos que decorrem até amanhã pretendem que os participantes consigam “identificar e analisar os principais factores que, em Portugal, condicionam o cabal cumprimento do acervo legislativo comunitário no ciclo urbano da água”, refere a organização.
Ainda assim, o docente e também investigador nesta área sublinha o muito que se tem feito a este nível no nosso País e mostra-se confiante de que as políticas de preservação da água e do melhoramento das condições de higiene das populações aumentem.