Idanha-a-Nova
Formação para cuidar de idosos avança

O Centro de Estudos para a Intervenção Social (CESIS) vai dar formação aos profissionais que lidam directamente com os idosos no concelho de Idanha-a-Nova.

NC / Urbi et Orbi


Os participantes nesta formação vão tomar contacto com as necessidades e procedimentos a ter com os idosos


O curso “ Cuidados e Acompanhamento na Velhice ”, com 60 horas, destina-se a ajudantes de Lar e Centros de Dia ou ajudantes de apoio domiciliário. Um dos objectivos é o de “promover a qualidade do atendimento, acolhimento e dos cuidados” prestados aos mais idosos.
O outro curso, “ Cuidados Institucionais em Gerontologia Social ”, igualmente com 60 horas, destina-se a responsáveis técnicos de instituições de apoio à terceira idade.
Para além de aspectos relacionados com a gestão deste tipo de estabelecimentos, este curso reflecte sobre o papel da instituição na protecção dos direitos dos mais idosos, numa abordagem biológica, psicológica e sociológica do envelhecimento.
Tendo em vista que estas acções se destinam a profissionais de Idanha-a-Nova, e que vão decorrer no concelho, foi celebrado um protocolo de colaboração entre a autarquia e o CESIS, com vista a criar as melhores condições para o desenvolvimento dos cursos.
O apoio à terceira idade é “uma preocupação constante da autarquia”, refere esta, em comunicado, e um dos sectores considerados “prioritários” no âmbito da Rede Social deste concelho raiano.
Assim sendo e de acordo com o protocolo agora assinado, o município disponibilizará salas para a formação, equipamento de apoio (retroprojectores, computador e data show...) e transporte para os formandos(as) desde os seus locais de trabalho até ao local da formação.
Já ao CESIS - promotor da candidatura ao Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS), eixo 2 – cabe o planeamento, concepção e desenvolvimento da formação, para além da contratação dos formadores.
Para além destas duas acções de formação, brevemente terão início outros três cursos no concelho de Idanha-a-Nova - “Formação para voluntários” (60 horas), “Dirigentes de equipamentos de apoio a idosos” (60 horas) e “Animadores de desenvolvimento local” (mais de 600 horas).
Uma candidatura da Câmara Municipal ao POEFDS foi aprovada nesse sentido. O Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento (CMCD) será a entidade executora do programa e a Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul (ADRACES) a entidade formadora.