Para a associação 6 de Setembro, a Linha da Beira Baixa deve ser alvo de melhoramentos
Beira Baixa
Comunistas temem fecho da Linha

Após 113 anos de vida, o troço que liga a região a Lisboa continua “abandonado e degradado”. Os comunistas exigem investimento, a Associação 6 de Setembro quer correcção do traçado.


NC / Urbi et Orbi


A CDU de Belmonte, em comunicado, diz temer que a falta de investimento na Linha da Beira Baixa seja uma “estratégia dos responsáveis” para “justificar o seu encerramento”. Este medo surge numa altura em que a Linha comemora 113 anos de vida, um aniversário que “não é motivo de festa para a ligação entre a Covilhã e a Guarda” dizem os comunistas.
Abandono e degradação são duas das marcas que, segundo o partido, têm estado presente nesta infra-estrutura, fruto de “anos de desleixo, incúria e desinvestimento de sucessivos governos”, que mandato após mandato “vão fazendo promessas e estabelecendo prazos para uma modernização que é urgente que aconteça e tarda em chegar”.
Nesta altura, diz a CDU, em que os combustíveis vão aumentando, o comboio “é mais do que nunca uma questão decisiva como meio de transporte, pelo seu baixo consumo de energia, potencialidades de carga, conforto, segurança e rapidez”. Por isso, o partido exige que se acabe com “o desleixo” na Linha, que se avance para uma “intervenção de fundo visando a sua modernização e revitalização” e que os horários sejam adequados às necessidades das populações.

Amigos querem correcção do traçado

Também a Associação 6 de Setembro (Amigos da Linha da Beira Baixa) exigem que o traçado seja corrigido durante as obras de modernização em curso. Caso contrário, afirmam, haverá comboios eléctricos a velocidades “do século passado”.
Recorde-se que em Julho, o primeiro-ministro, José Sócrates, inaugurou a electrificação e melhoria da linha até Castelo Branco, anunciando que até 2007 os restantes 120 quilómetros até à Guarda estariam concluídos. Porém, o que está projectado não contempla “ a correcção de curvas”, diz a Associação, que lembra que sem isso “não é possível aumentar as velocidades”.