Durante dois dias, os satélites e as investigações espaciais estiveram em grande na Covilhã
Workshop de aeronáutica
Com a cabeça nas nuvens

A ideia foi reunir os mais recentes estudos e conhecidos investigadores sobre a temática do espaço e das ciências que lhe dizem respeito. Na UBI, durante dois dias, estiveram reunidos alguns especialistas em satélites e controlos ligados às ciências do espaço.


Por Eduardo Alves


Internacional workshop “Spaceflight Dynamics and Control” foi o nome do evento organizado pelo Centro de Ciência e Tecnologias Aeroespaciais da UBI. Uma iniciativa que trouxe até à Covilhã especialistas de vários pontos do globo com o intuito principal de falar sobre vários assuntos relacionados com a astrodinâmica, satélites e técnicas de controlo de veículos espaciais. Os participantes assistiram a várias palestras e apresentações sobre diversas matérias.
Anna Guerman, docente do Departamento de Electromecânica da UBI e coordenadora do Centro, foi uma das responsáveis pela organização deste evento. Um saldo “bastante positivo” foi traçado por esta investigadora. Segundo a mesma, “os participantes destas conferências conseguiram assistir às apresentações de alguns dos mais reconhecidos nomes da área das ciências do espaço”. O workshop foi organizado "com o intuito de discutir a problemática actual da dinâmica e do controlo de sistemas espaciais".
Controlos de movimento orbital e de orientação das naves espaciais, desenvolvimento dos protótipos e testes laboratoriais de vários sistemas de satélites foram também assuntos falados durante dois dias. O principal destaque da organização do evento vai para algumas propostas apresentadas na UBI que falam sobre a utilização e desenvolvimento de satélites experimentais nas universidades, isto é, “trazer para as escolas a investigação que é feita nos grandes laboratórios da especialidade”, frisa a docente da UBI.