Esta tese trata, pela primeira vez, a questão da dinâmica dos satélites de forma geral
Doutoramento em Engenharia Aeronáutica
Estabilizar satélites a baixa altitude

A mais recente tese de doutoramento em engenharia aeronáutica apresentada na UBI fala sobre estabilização de satélites. Trata-se do primeiro estudo nesta área pensado para uma generalidade de casos.


Por Eduardo Alves


Os únicos dois estudos sobre estas matérias falam sobre casos específicos. Na ciência aeronáutica, a estabilização de satélites é uma das áreas mais importantes. Todas as experiências que estão relacionadas com estes aparelhos giram em torno do correcto funcionamento dos mesmos no espaço e nos locais para onde estão destinados. Qualquer erro, no que respeita à sua má orientação, pode levar à destruição ou inoperacionalidade dos mesmos.
Elena Nokolaevna Koroleva Duarte, investigadora de ciências aeroespaciais, decidiu estudar o problema da estabilização de satélites que são mantidos “a baixa altitude”, refere a autora da tese de doutoramento. Há vários anos que Elena Koroleva Duarte acompanha as missões que são desenvolvidas em torno dos satélites ditos de baixa altitude. As maiores experiências neste domínio, “foram feitas pelos russos e pelos americanos”. Duas missões que tinham como objectivo fundamental testar várias opções de estabilização de satélites.
Desses dois intentos resultaram trabalhos específicos sobre os aparelhos em causa. “Aquilo que faltava e que esta tese vem trazer de novo é um estudo geral”. A investigadora apresentou na UBI, um trabalho intitulado “Estabilização Aerodinâmica de Satélites de Órbita Baixa, Teoria Geral”. Os resultados alcançados no final de vários anos de estudo são pensados para isso mesmo, “para uma tese geral sobre a estabilização destes aparelhos”.
A investigadora obteve a aprovação da sua tese de doutoramento nas provas apresentadas a um júri composto por Vasily Sarychev, professor catedrático convidado da UBI, Jorge Manuel Martins Barata, professor catedrático da UBI, José Manuel de Nunes Vicente Rebordão, professor associado convidado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Ivan de Azevedo Camelier, professor associado da UBI, Kouamana Bousson, professor associado da UBI, Gueorqui Vitalievitch Smirnov, professor associado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Anna Guerman, professora auxiliar da UBI e Paulo Jorge Soares Gil, professor auxiliar do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa.