Vários investigadores debatem Media e cidadania na UBI
Jornadas Media, Cidadania e Proximidade
Aproximar o jornalismo dos cidadãos

“A cidadania e os media”, “Comunidade e mediatização” e “A Função Social das TVs de Proximidade” são apenas alguns dos temas que vão estar em cima da mesa, nas jornadas “Media, Cidadania e Proximidade”.



No próximo dia 14 de Outubro realizam-se, na Universidade da Beira Interior, as jornadas “Media, Cidadania e Proximidade”. Uma iniciativa que, segundo a organização, visa “discutir o impacto das formas de comunicação de proximidade no exercício da cidadania”. Os responsáveis pela organização das jornadas entendem pelo conceito de proximidade, “quer a proximidade relativa aos referentes das mensagens mediáticas (media regionais) quer a proximidade de natureza temática, centrada na partilha de problemas comuns susceptível de ser verificada no jornalismo online, através da interactividade, ou no jornalismo público e nos media comunitários através da sintonia com as preocupações das comunidades, públicos e audiências”.
A iniciativa está dividida em três sessões e contará com a participação de vários investigadores desta área. Carlos Fontes, da Worcester State College, dos Estados Unidos, Manuel Pinto, da Universidade do Minho, Pedro Coelho, jornalista da SIC e Xosé Lopez, da Universidade Santiago de Compostela são alguns dos nomes que fazem parte do programa.
As jornadas são organizadas com base no Projecto Media Cidadania e Proximidade do Labcom – Laboratório de Comunicação On-line. No mesmo dia e com seguimento no dia 15, tem lugar o II Encontro de Weblogs, iniciativa apoiada pelo mesmo projecto.

Ver programa