Provas de Agregação
As cores em números

Uma das áreas estudadas pela física é a da colorimetria. O conceito foi explicado por Paulo Fiadeiro durante as suas provas de agregação apresentadas na UBI.

Por Eduardo Alves

Paulo Fiadeiro apresentou uma aula sobre a colorimetria

“Medida da Cor” assim se intitulou a aula apresentada por Paulo Torrão Fiadeiro na UBI no segundo dia das suas provas de agregação. Depois de ser apreciado o seu curriculum vitae e um relatório sobre “Física da cor”, Paulo Fiadeiro apresentou uma aula sobre um tema por si estudado.
Foi sobre o conceito de colorimetria que as provas se basearam. Segundo o autor da aula apresentada, a colorimetria “é a medida científica para quantificar a cor. Esta quantificação é feita através de números. Segundo Paulo Fiadeiro, “a colorimetria rege-se por três leis”. Essas mesmas leis são também abordadas na aula que serve para ver as provas de agregação aprovadas. Este tipo de provas que liga o docente à instituição abordaram ainda “as equações que foram desenvolvidas em torno de três leis da colorimetria”. Estas três leis, continua Paulo Fiadeiro “representam três quantidades que são três estímulos recebidos pelo olho humano”. Provar que nem sempre as cores que o ser humano vê são as cores detectadas pelas equações é um dos passos desta lição.
As provas tiveram como júri Carlos Alberto Nabais Conde, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Manuel António Ribeiro Pereira Barros, professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, José Manuel Martins Borges de Almeida, professor catedrático da Universidade do Minho, João de Lemos Pinto, professor catedrático da Universidade de Aveiro, Carlos Manuel Bolota Alexandre Correia, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, João Pinheiro da Providência e Costa, professor catedrático da UBI e Avelino Hermenegildo Passos Morgado, professor catedrático da UBI.