Foram várias as peças do artista, natural,do Fundão, que estiveram expostas durante o festival
Exposição de pintura e escultura
Humor em sustenido

O Edifício do Teatro das Beiras da cidade abriu as portas às pinturas e esculturas de Zé D'Almeida no decorrer da 29ªedição do Festival do Teatro.


Por Susana Duarte


A exposição de pintura e escultura “Humor em Sustenido” de Zé D'Almeida, esteve patente no edifício do Teatro das Beiras no decorrer do Festival de Teatro da Covilhã, desde o passado dia 13 a 26 do corrente mês.
“Humor em Sustenido” foi o tema que o artista encontrou, para através da pintura, elogiar e enaltecer a virtuosidade e a dádiva do pianista. As imagens retratadas reflectiam o sentido de humor e a criatividade do autor. Nas suas esculturas encontravam-se imagens anedóticas do fórum religioso, que pretendiam mexer com as ideias das pessoas.
O artista é natural do Fundão onde nasceu em 1943. Desde cedo se interessou por esta arte começando “a desenhar em papel de embrulhar bolos e a pintar em tampas de caixas de marmelada”, recorda, já lá vai meio século e nunca mais parou. Pintou em caixas de vinho “depois de o ter bebido”, desenhou e publicou a História de Portugal. Faz cerâmica desde 1980 e foi professor de modelação nas Caldas da Rainha.
Fernando Sena, director do Teatro das Beiras, considerou esta exposição de grande qualidade, salientando que a exposição demonstra sobretudo o sentido de humor do artista.
Interpelando o director sobre a afluência à exposição, este revelou-nos que teve uma assistência muito significativa sobretudo pelo público que ia assistir ao teatro.