urbi et orbi editorial envie-nos a sua carta a nossa equipa porque pode acontecer o nosso estatuto contacte-nos via e-mail as edições anteriores do urbi Urbi et Orbi

Encontro Transnacional
Promover a criação de empresas

O Parkurbis, Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã recebeu o primeiro encontro transnacional cuja base de trabalho foi o empreendedorismo. A criação de empresas e as ajudas aos jovens promotores estiveram também em debate nesta iniciativa onde se pensou também nas futuras medidas que devem ser tomadas no apoio aos jovens empresários.


   
   


 
 
 
Boas universidades e bons professores
António Fidalgo
 
Problemas das freguesias
José Geraldes
 
 
Urbi em papel
 
URBI - em papel
 
 
Classificados
Clique aqui
 
 
MAGACINE
A Ponte de São Luis Rei
Mary McGuckian
 
ENTRELINHAS
World Press Cartoons
Vários autores
 
ROTAÇÕES
Rock N' Roll Is Dead
The Hellacopters
 
DESTINOS
Cidade do Leça
Matosinhos
 
 
 
2 de Dezembro
Terá lugar, na UBI, pólo das Ciências Sociais e Humanas, anfiteatro 7.21, uma conferência no âmbito do projecto OBSEREGIO, cujo coordenador é o Vice-Reitor, professor Mário Raposo. A conferência abordará a temática do papel das Universidades no desenvolvimento das regiões a nível do empreendedorismo, da inovação e do crescimento económico. Uma iniciativa que terá lugar a partir das 14 horas e 30
.

5 e 6 de Dezembro
Realiza-se na Universidade da Beira Interior o colóquio "Sartre entre Séculos". Este evento pretende celebrar o centenário do nascimento do filósofo francês, no âmbito das Conferências & Colóquios 2005 do Instituto de Filosofia Prática (IFP). Para avaliar a relevância da filosofia de Sartre no nosso tempo, o IFP convidou investigadores, quer nacionais quer internacionais, com estudos académicos de reconhecido mérito.
 
7 de Dezembro
Tem lugar na UBI a terceira conferência no âmbito da iniciativa "Despertar para a Ciência", com o título "Manipulação Genética: Medos e Esperanças" e vai ser apresentada por Alexandre Quintanilha, do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto. O evento tem lugar, pelas 15h, no anfiteatro 6.1 da UBI.
 
5 a 8 de Dezembro
Este ano terá lugar, na UBI, a 12ª Conferência em Inteligência Artificial (EPIA 2005), organizada pela Associação Portuguesa de Inteligência Artificial (APPIA), a qual irá celebrar simultaneamente os 20 anos da Inteligência Artificial em Portugal. Para mais informações, ver notícia.

URBI - página inicial