Novidad 2005
A música no cinema

A edição do Festival Novidad, deste ano, será uma mostra de sons em imagens, com data marcada para o final desta semana.

Por Mayra Fernandes

Luís Nogueira, presidente do CCBI, adianta o programa do Novidad

De 1 a 15 de Dezembro, a mostra organizada pelo Cine Clube da Beira Interior (CCBI), trará algumas alterações em relação às edições anteriores, tendo como tema genérico a Música.
Assim como tem sido nos anos anteriores, esta mostra estará dividida entre o Teatro-Cine da Covilhã e a Cinubiteca da Universidade da Beira Interior (UBI). A organização justifica que este ano o Novidad abandona o cariz competitivo, “assumindo-se como uma mostra temática de filmes, em que a música serve a tonalidade emocional das histórias, ajuda a caracterizar os personagens e se aproxima bastante dos filmes documentais, uma vez que existe uma relação inesgotável entre a música e as imagens”.
As mudanças no formato do Novidad devem-se à escassez de tempo e ao facto do CCBI ter uma nova direcção, que assumiu o cargo apenas em Setembro. Segundo Luís Nogueira, presidente do CCBI e docente da UBI, “o historial do Novidad está a ser avaliado e o seu formato repensado. Não sabemos se haverá o Novidad para 2006, mas haverá mostras temáticas.” No que respeita ao tema escolhido, para a mostra a decorrer nos próximos 15 dias, a mesma fonte afirma, “a música é um tema interessante e muito abrangente, que chega especialmente aos mais jovens e estes constituem a maior parte dos associados do Cine Clube.”
Tentando ilustrar um conjunto de experiências múltiplas, o Novidad2005 pretende trazer uma mostra muito vasta, “do musical enquanto género instituído ao videoclip enquanto género aberto, do documento de época ao filme mais trendy, do filme de geração à obra de louvor, do rock ao hip-hop, da electrónica ao blues, do jazz à pop, do punk ao glam”, explica o presidente do CCBI.
Das obras de ficção a que poderemos assistir ressaltam “Last Days” de Gus Van Sant, “Sempre a Mesma Cantiga” de Alain Renais, “Nine Songs”, de Michael Winterbottom e “Dancer in The Dark” de Lars Von Trier. Estes são filmes em que a exploração do ser humano, sexo, drogas e rock n' roll estão na berlinda, jogando com a emoção do espectador.
Este ano, a fim de que os associados possam participar nas actividades realizadas, o CCBI promove a campanha “Sócio CCBI 2006” , destinada a sócios actuais e a novos sócios.
Luís Nogueira vê o Novidad2005 “como um teste para a nova direcção, devido à inexistência de outras iniciativas da sua parte, não havendo um ponto de referência com que se possa comparar e criar expectativas”.