A segunda edição deste evento juntou mais de uma centena de pessoas
Torneio Inter-vilas
Boidobra e Ferro juntas pelo desporto

Na sua segunda edição, o Inter-vilas juntou mais de uma centena de habitantes das freguesias da Boidobra e do Ferro. Com o desporto como tema principal, não faltou um amigável de futsal para "medir forças", e um debate com Carlos Xistra e João Trindade.


NC / Urbi et Orbi


Com a participação de cerca de uma centena de pessoas, realizou-se este ano na Boidobra a 2ª edição do Inter-Vilas. O evento que incluiu debates, um torneio de Futsal masculino/feminino e uma caminhada faz parte do plano de actividades de um projecto de intervenção promovido pela Beira Serra – Associação de Desenvolvimento e teve como objectivo principal reforçar os laços de convívio entre a Boidobra e o Ferro.
Bem cedo, começaram a chegar os primeiros participantes do Ferro. Apesar do frio e da chuva, a boa disposição predominava. À espera estava o grupo anfitrião que os acolheu calorosamente no Largo da Junta de Freguesia da Boidobra.
Depois das boas vindas e recepção feita pelos animadores do projecto, iniciaram-se os trabalhos na sede do Estrela do Zêzere.
José Pinto de Almeida, Presidente da Junta de Freguesia da Boidobra, foi o moderador do debate sobre Desporto com intervenções de Carlos Xistra, árbitro da primeira liga; João Trindade, futebolista profissional; Lena Dinho, Professora de Educação Física e, finalmente Sofia Mendes, treinadora da equipa de Futsal Feminina da Boidobra.
Lena Dinho abordou a importância do Desporto no Desenvolvimento dos Jovens. A sua intervenção foi muito enriquecedora pois aconselhou esta camada etária a fazer uma alimentação saudável e correcta. Referiu os malefícios para a saúde de não se praticar qualquer modalidade desportiva e apontou ainda algumas curiosidades históricas ligadas à participação da mulher no Desporto.
Depois, Sofia Mendes falou especialmente no papel da mulher no Desporto e salientou que no mundo do futebol as mulheres não são reconhecidas, embora já tenham dado provas da sua perícia e profissionalismo. Deixou ainda uma nota crítica à comunicação social, nomeadamente à TV pela discriminação na transmissão dos jogos femininos nos quatro canais da nossa televisão. No que diz respeito ao futebol, esta treinadora desportiva referiu que este é visto como uma modalidade desportiva profundamente associada aos homens. Contudo, deu, como exemplo positivo, a equipa feminina da Boidobra que tem dignificado um desporto que até há bem pouco tempo era território exclusivo dos atletas masculinos.
João Trindade começou por abordar a concretização da realização de um sonho, que passava por chegar a jogador profissional de futebol. Deixou alguns apontamentos interessantes aos cerca de 50 jovens que se encontravam neste Workshop: “Não abandonem a escola! A educação e os saberes têm um papel activo no desempenho de qualquer actividade profissional.” Nas suas palavras “é através do conhecimento que temos acesso ao pensamento, provocando-nos um raciocínio sadio e arejado. Desta forma, estamos aptos a vingar em qualquer profissão, que cada vez nos exige mais. Isto também se reflecte no mundo do futebol.” Terminou a sua intervenção, dizendo que “actualmente as escolas ligadas ao futebol têm uma grande preocupação com os resultados escolares dos alunos.”
Carlos Xistra, árbitro profissional da primeira liga, abordou a “Importância de perseguir um sonho.” Deixou bem claro, nesta plateia de jovens, que só se pode falar num sonho quando estamos disponíveis para o concretizar. Na sua carreira como árbitro, reforçou o papel da ética, nomeadamente os valores do ser humano. “Sabendo que, por natureza, o ser humano precisa de se relacionar com os outros, é importante a convivência, e, por conseguinte, estar integrado para pôr em prática os valores que fomos adquirindo no nosso processo de socialização primária, como a família e os amigos.” Deu como exemplo de alguns desses valores o respeito, a liberdade, a tolerância, o diálogo e a constância. Aconselhou os jovens a adoptar, um modelo de vida com valores e esses devem ser interiorizados para que se possa crescer saudavelmente. “O sonho está na base da nossa afirmação como cidadãos e da nossa participação na construção de uma sociedade melhor. Não esquecendo que a persistência é pedra basilar na concretização dos nossos sonhos.”
No final deste debate realizou-se um jogo amigável entre a equipa da Boidobra e Ferro. O torneio começou, primeiramente, com um aquecimento feito por Lena Dinho e Sofia Mendes às duas equipas masculinas. Por volta das onze e meia da manhã, chegou um dos momentos mais alto do dia: o jogo feminino. O juiz dos dois jogos foi Carlos Xistra, que arbitrou com profissionalismo estes momentos desportivos. Simultaneamente decorria a caminhada em que participaram algumas dezenas de idosos.
“Este ano foi diferente, não nos limitámos apenas a jogar futebol. A vertente pedagógica deste encontro foi muito interessante. Afinal o futebol pode ser um pretexto, mas é essencialmente um encontro de amigos!” disse um dos participantes da equipa do Ferro.
O final deste encontro decorreu no Salão da Junta de Freguesia da Boidobra, tendo esta oferecido um almoço-convívio aos participantes do Inter-Vilas.
O sucesso desta iniciativa deveu-se, em grande parte, ao empenho dos parceiros locais das duas freguesias que participaram entusiasticamente.