Plano Tecnológico
Reitor da UBI no Conselho Consultivo

O primeiro-ministro lançou na passada semana as linhas mestras do Plano Tecnológico, um conjunto de medidas que visam o aumento da qualificação e da inovação tecnológica em território luso. Para avaliar as acções realizadas neste âmbito foram escolhidas 41 personalidades, Manuel Santos Silva, reitor da UBI está entre os convidados.

Por Eduardo Alves

Manuel Santos Silva, reitor da UBI, é uma das 41 personalidades que integram o Conselho Consultivo do Plano Tecnológico

Manuel Santos Silva, reitor da Universidade da Beira Interior foi uma das 41 personalidades escolhidas para o Conselho Consultivo do Plano Tecnológico do Governo. O convite chegou ao responsável máximo pela UBI através de Manuel Pinho, ministro da Economia. Santos Silva foi contactado do sentido de pertencer ao restrito grupo de personalidades que vai avaliar as medidas tomadas pelo Governo no sentido de fomentar a inovação tecnológica na sociedade portuguesa. “Foi com bastante agrado que acedi a este convite, quer como cidadão, quer também como representante de uma Universidade e de todos os que dela fazem parte”, refere o reitor da UBI. Santos Silva e Helena Nazaré, reitora da Universidade de Aveiro são os únicos dois responsáveis de instituições do Ensino Superior a terem assento neste conselho.
Na passada semana, os membros deste organismo reuniram em Lisboa, pela primeira vez. Os dois reitores, cientistas, empresários, investigadores, banqueiros e presidentes das maiores fundações do País compõem o grupo de trabalho que tem como principal missão acompanhar as iniciativas tomadas no âmbito deste plano. Segundo Santos Silva, “a primeira reunião serviu para tomar conhecimento de todo o plano, que foi depois dado a conhecer à sociedade”. Neste encontro foram delineados os futuros passos a serem dados por este conselho. O reitor da UBI explica que “os vários consultores devem agora reunir-se e proceder à avaliação das medidas levadas a cabo pelo Conselho de Ministros”.
O Conselho de Ministros aponta medidas para vários sectores, que têm como finalidade “o desenvolvimento do País, numa perspectiva tecnológica”, e o conselho consultivo terá como função averiguar a aplicação, no terreno, dessas mesmas medidas.
Este organismo passa agora a reunir com uma periodicidade trimestral e será coordenado por Manuel Pinho, Ministro da Economia. José Fiadeiro, do Grupo Paulo de Oliveira é o outro membro da região da Cova da Beira a integrar este grupo de trabalho. Leonor Beleza, p residente da Fundação Champalimaud, Rodrigo Costa, da Portugal Telecom, Helena Nazaré, r eitora da Universidade de Aveiro, Ludgero Marques, p residente da Associação Empresarial de Portugal, Murteira Nabo, p residente da Galp e Ricardo Salgado, p residente executivo do Banco Espírito Santo são alguns dos 41 nomes escolhido por José Sócrates para formar este grupo de trabalho.