"Last Days", de Gus Van Sant, deu início ao Festival Novidad 2005
Novidad 2005
Nirvana abre festival

O Festival Novidad decorre até 15 de Dezembro. A iniciativa mostra uma variedade de filmes ligados ao mundo da música. As sessões repartem-se entre o Teatro-Cine da Covilhã e na Cinubiteca, no Pólo I da UBI.

Por Joana Salvado Barata


A edição deste ano do Festival Novidad promove uma filmografia virada para a música Trata-se, segundo a organização, de uma “mostra de sons em imagens”. Promovido pelo Cine Clube Beira Interior (CCBI), o programa deste festival é composto para além dos filmes por vários documentários e videoclips. O evento assume-se como uma amostra temática de filmes mantendo uma relação de proximidade com edições anteriores.
O primeiro filme a estrear no Teatro Cine foi “Last Days – Os Últimos Dias”, do realizador Gus Van Sant. O filme é uma retrospectiva aos últimos dias de vida do cantor Kurt Cobain, líder e mentor, nos anos 90, da mediática banda grunge Nirvana. Com um percurso de vida conturbado, como várias reabilitações por consumo de heroína, depressões e um casamento falhado, os seus últimos dias, foram na perspectiva do realizador, angustiantes. Este trabalho cinematográfico foca o esgotamento e o cansaço de Kurt Cobain por tudo o que o rodeava. Kurt suicidou-se, no auge da sua carreira, a 5 de Abril de 1994. De acordo com o CCBI, Gus Van Sant, produziu este filme com uma “experimentação narrativa, contenção estilística e um impressionismo sonoro brilhantes”.
É de lembrar que os bilhetes para sócios custam 1.5€ e não sócios 3€ nas sessões do Teatro-Cine. Na Cinubiteca da UBI as sessões são gratuitas. O festival representa e assume-se assim como uma alternativa ao cinema “comercial”.