No CHCB
Novo departamento de Psiquiatria avança

A Assembleia-Geral do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), na Covilhã, aprovou na passada semana, um investimento de 3,5 milhões de euros no seu novo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental.


NC / Urbi et Orbi

Os responsáveis apontam para que este ano as novas instalações comecem a ser construídas

A verba prevê a construção de um novo edifício no próximo ano, numa parcela de terreno entre o Hospital Pêro da Covilhã e a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, e cobre também o equipamento a adquirir. Os serviços de Psiquiatria funcionam em instalações do antigo hospital da cidade, propriedade da Santa Casa da Misericórdia. Actualmente, o CHCB tem três psiquiatras que dão resposta a cerca de quatro mil consultas e avaliam quase 450 internamentos por ano.
A Assembleia aprovou também o Relatório de Gestão e as Contas de 2004 e ratificou o investimento (830 mil euros) realizado na Unidade de Acidentes Vasculares Cerebrais.
O CHCB registou um prejuízo de quase 8,5 milhões de euros, o terceiro maior défice dos 31 hospitais SA. Miguel Castelo Branco, presidente do Conselho de Administração do CHCB, explica a situação com "um grande volume de horas extraordinárias em função da insuficiência de médicos". Por outro lado, salienta, "há áreas muito importantes da actividade do Hospital que não são remuneradas pelo Estado", como "o ensino da Medicina, fisioterapia, serviços domiciliários e um grande conjunto de actividades de técnicos não médicos (psicólogos, terapeutas, nutricionistas, entre outros)". Miguel Castelo Branco, que várias vezes solicitara aos accionistas (ministérios da Saúde e Finanças) uma reunião da Assembleia-Geral, lamentou o atraso na aprovação das contas de 2004.

Nomeação de João Casteleiro só em Janeiro

Segundo Miguel Castelo Branco, o sucessor do cargo que ocupa (para o qual foi nomeado ainda durante o governo PSD/CDS-PP de Durão Barroso) só deverá ser nomeado pelos accionistas quando transformarem o CHCB do actual modelo SA em EPE - Entidade Pública Empresarial. O nome de João Casteleiro é o apontado para o cargo.