Para os responsáveis da estrutura, este tipo de equipamentos apresenta prejuízos

Para justificar prejuízos
Direcção da CulturGuarda fala em “custos sociais”

Não é um prejuízo, mas trata-se antes de “custos sociais”. É assim que a direcção da CulturGuarda, empresa municipal criada para gerir o Teatro Municipal da Guarda (TMG), classifica o saldo negativo de 116 mil euros no primeiro trimestre de funcionamento.


NC / Urbi et Orbi


Américo Rodrigues, director artístico da CulturGuarda, salienta que “não é nenhum prejuízo, são gastos assumidos pela Câmara”. Este responsável diz que é a primeira vez que ouve a palavra prejuízo associada à cultura e quando se fala nesta área, tem que se que se falar isso sim em “ investimento na formação e no desenvolvimento”, sublinha.
Américo Rodrigues refere ainda que o saldo negativo não constitui surpresa, porque já estava previsto, e remete para a Câmara “o dever de suportar esses encargos”. A função social do TMG é realçada pelo director, garantindo que a receita de bilheteira praticamente nunca paga os custos do espectáculo: “Teríamos que pagar 200 euros para vir a um espectáculo de ópera. Não há nada na área da cultura que se pague s si próprio”.
Virgílio Bento, vereador do pelouro da Cultura, recorda ainda as três fontes de financiamento principais do TMG. O subsídio de apoio à cultura por parte da autarquia, “que sofreu um decréscimo relativamente a 2005, em 15 por cento, sendo este ano de 604 mil euros”; e as candidaturas ao Programa Operacional da Cultura, que “conseguimos que fosse aprovado pelo máximo permitido, em 75 por cento, devido à qualidade da programação, atingindo 352 mil euros”.
A procura de mecenas constituiu a terceira fonte de financiamento, mas a menos rentável. Francisco Dias, director financeiro da CulturGuarda explica que “enquanto o TMG não tiver uma imagem mais forte, os mecenas são difíceis de arranjar”. Apesar da direcção não considerar haver prejuízo, o número de actividades vai ser reduzido por trimestre e haverá ainda uma redução de preços em algumas actividades no sentido de aumentar a participação.