Loja “Ponto Já”
Autarquia aprova moção contra Nascimento

Um dos episódios que marcou a última reunião do executivo camarário na Covilhã foi a aprovação de uma moção contra a Secretaria de Estado da Juventude e também contra Miguel Nascimento, que actualmente desempenha as funções de delegado distrital do IPJ.


Por Eduardo Alves

O espaço no Mercado Municipal está reservado para a instalação da loja

O caso da loja “Ponto Já” na Covilhã promete dar que falar. Na passada sexta-feira, 3 de Fevereiro, foi revelado mais um episódio desta história que se arrasta há quase dois anos. A autarquia decidiu aprovar uma moção contra a atitude da Secretaria de Estado da Juventude e também contra Miguel Nascimento, delegado distrital do Instituto Português da Juventude. Nascimento é também vereador na oposição, na autarquia covilhanense.
Logo que a actual maioria PSD iniciou o mandato, em Novembro passado, Carlos Pinto, presidente da câmara, lembrou o facto da Covilhã ter sido “esquecida”, quer pelas obras na Pousada da Juventude, quer pela loja “Ponto Já”, que esteve para vir para a “cidade neve”, mas que acabou por abrir em Castelo Branco. Desta vez, a posição da edilidade foi mais longe e aprovou a moção que vai agora ser remetida para as entidades visadas. O documento foi aprovado com os votos favoráveis do PSD e com os votos contra dos dois vereadores do PS, na oposição.




Secretário de Estado garante continuidade das lojas

O assunto das lojas “Ponto Já” e das pousadas da juventude mereceu também comentários por parte de Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e do Desporto. Este responsável do Governo que se deslocou à Covilhã na passada quarta-feira, 1 de Fevereiro para estar presente na abertura do Congresso do Desporto, deixou algumas novidades.
Laurentino Dias começou por dizer que “não existiam critérios para a abertura das lojas”. O anterior executivo “limitou-se a assinar protocolos e pouco mais”. Desta forma, os responsáveis pela pasta da Juventude acabaram por dar luz verde às capitais de distrito. Este ano, “contamos abrir mais 18 lojas no País”. Questionado sobre o caso da Covilhã, Laurentino Dias refere que a próxima loja a abrir no distrito vai ficar na cidade “com mais jovens”.
O secretário de Estado deixou também a promessa que este ano a Pousada da Juventude de Castelo Branco “vai reabrir portas”. Esta estrutura conta com 60 quatros e algumas salas de apoio, com cozinha, casas de banho e também sala de convívio.